Description
Este estudo objetivou comparar as duas vers??es da Escala de Compet??ncia de Estudo -ECE(C&T), uma a original com 54 itens e outra reduzida com 19 itens, por meio da Teoria de Resposta ao Item (modelo Rasch). Participaram 129 universit??rios de ambos os sexos, com idades variando de 17 a 48 anos (M = 24.65, DP = 6.54). Os coeficientes de precis??o obtidos foram de .91 para escala com 54 itens e de .90 para a de 19, indicando um alto n??vel de precis??o para ambas. Ao ajustar os dados ao modelo Rasch, o erro m??dio da medida dos itens foi de 0.11 (DP = 0.02). As m??dias do infit dos itens foram de 1,00 (DP = 0.18) para a escala com 54 itens e de 1.01 (DP = 0.20) para a de 19 itens, e o valor m??dio do outfit foi de 1,02 (DP = 0.41). A dificuldade dos itens foi semelhante nas duas escalas. Constatou-se que a escala de 19 itens apresentou melhor ajuste, pois diminu??ram os itens que estavam desajustados , tanto na quantidade como no valor. The aim of this study was to compare the original version of Escala de Compet??ncia de Estudo ??? ECE (C&T),
with the reduced one by using the Item Response Theory. A sample of 126 college students, male and female,
between 17 and 48 years old (M = 24.65, SD = 6.54) answered the test. The precision coefficients obtained
were .91 for the original scale and .90 for the reduced one, indicating a good level of precision for both. The
scale???s adjustment to the Rasch Model was analyzed, resulting an average error of 0.11 (SD = 0.02). The scale
with 54 items presents an item???s infit mean of 1.00 (SD = .18), and the reduced scale presents an item???s infit
mean of 1.01 (SD = .20), and the outfit???s mean value is 1,02 (SD = 0.41). The difficulty of the items was similar
in the two scales. The results presented a better adjustment for the reduced scale, seeing that there were less
misfit items, in terms of quantity and value.