Document details

Autoconceito e rendimento escolar em adolescentes moçambicanos

Author(s): Campira, Farissai P. cv logo 1 ; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro cv logo 2 ; Almeida, Leandro S. cv logo 3

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28545

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
O presente artigo tem como principal objectivo o estudo da relação entre autoconceito e o rendimento escolar numa amostra de estudantes adolescentes moçambicanos. Para este propósito foi utilizada a Escala de Autoconceito para Adolescentes moçambicanos (EACA) composta por 20 itens num formato de resposta de tipo likert, distribuídos em quatro factores: autoconceito académico, autoestima, ansiedade, e autoconceito social. Participaram no estudo 561 alunos com idades que variam entre 11 e 22 anos (M = 13.2; DP = 1.8), das escolas da rede pública. Destes alunos, 290 são do sexo masculino e 271 do sexo feminino, 266 do contexto urbano de família com nível sócio-económico elevado e 295 do contexto rural tendencialmente de famílias desfavorecidas. Em relação à relação entre o autoconceito e o rendimento escolar, os resultados apresentam tendencialmente fracas correlelações, sendo mais elevada a associação entre o rendimento académica e a dimensão auto-estima.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU