Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Autoconceito em alunos moçambicanos : resultados em função do género e do conte...

Campira, Farissai P.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

O autoconceito é descrito internacionalmente como uma variável psicológica importante na explicação da aprendizagem e do sucesso escolar dos alunos, nomeadamente na adolescência. Este artigo analisa a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar de uma amostra de alunos moçambicanos. O estudo contou com a participação de 561 alunos das escolas da Província de Sofala, com idades que variam entre 11 a 22 a...


Expetativas académicas de estudantes universitários em Moçambique : validação d...

Bucuto, Manuel C.; Almeida, Leandro S.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro

O ensino superior em Moçambique atravessa mudanças, quer a nível da expansão, quer do volume de alunos que acedem. Esta crescente procura por parte dos jovens moçambicanos está relacionada com elevadas expetativas dos jovens e das famílias a uma formação académica de nível superior, que possibilite o seu melhor enquadramento profissional e social no futuro. Neste sentido, as expectativas académicas dos estudant...


Autoconceito e rendimento escolar em adolescentes moçambicanos

Campira, Farissai P.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

O presente artigo tem como principal objectivo o estudo da relação entre autoconceito e o rendimento escolar numa amostra de estudantes adolescentes moçambicanos. Para este propósito foi utilizada a Escala de Autoconceito para Adolescentes moçambicanos (EACA) composta por 20 itens num formato de resposta de tipo likert, distribuídos em quatro factores: autoconceito académico, autoestima, ansiedade, e autoconcei...


O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Supe...

Soares, Adriana Benevides; Francischetto, Vanuza; Dutra, Betânia Marques; Miranda, Jacqueline Maia de; Nogueira, Cátia C. de C.; Leme, Vanessa R.

Os desafios enfrentados pelos jovens, decorrentes do ingresso no Ensino Superior, têm sido alvo de inúmeras pesquisas, destacando a confluência de variáveis pessoais e contextuais nesse processo de transição e adaptação ao Ensino Superior. O presente estudo teve como objetivo investigar como as expectativas afetam a qualidade das vivências adaptativas dos acadêmicos que iniciam o Ensino Superior. Participaram d...


Dilemmas of girls and women in engineering : a study in Portugal

Saavedra, Luísa; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Taveira, Maria do Céu; Vieira, Cristina C.

The reason that girls and women withdraw from science and technology education and careers has been a universal concern in the social sciences. This study investigated how gendered constructions of identity are translated into the barriers and fears that female students and professional women experience in decision-making about their careers. We conducted interviews with 63 girls and 39 women in academic and pr...


Construção e validação de uma escala de autoconceito para adolescentes moçambic...

Campira, Farissai P.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

Apresenta-se um estudo da adaptação e validação da escala de autoconceito de Piers-Harris (Piers-Harris Children’s Self Concept Scale; PHCSCS-2) para o contexto moçambicano, que conduziu à construção de uma nova escala para a avaliação deste constructo neste contexto cultural. A adaptação deste instrumento à população de adolescentes moçambicanos em contexto de educação formal conduziu a profundas modificações ...


Identification of gifted students by teachers : reliability and validity of the...

Miranda, Lúcia C.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

Teachers play a relevant role in screening and identifying gifted and talented students. However, many times teacher´s assessments may be biased by personal beliefs about giftedness. In these cases, the quality of screening and identification can be enhanced through the use of measurement devices that present good psychometric properties of validity and reliability. This study presents the examination of the pr...


Condições necessárias e suficientes para escolher ou não escolher as engenharia...

Saavedra, Luísa; Loureiro, Telma; Silva, Ana Daniela; Faria, Liliana; Ferreira, Sara; Taveira, Maria do Céu; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro

Este estudo pretende ser um contributo para o conjunto de trabalhos que têm procurado explicar porque um número elevado de raparigas continuam a não escolher determinados ramos da Engenharia e das Ciências. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a 102 participantes, desde o Ensino Básico a profissionais, que foram analisadas através da Análise Temática. Esta permitiu evidenciar as principais razões de a...


(A) simetrias de género no acesso às Engenharias e Ciências no Ensino Superior ...

Saavedra, Luísa; Vieira, Cristina Maria; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Faria, Liliana; Silva, Ana Daniela; Loureiro, Telma

Tendo em conta que a maior parte das informações sobre a feminização do Ensino Superior em Portugal é geralmente apresentada por grandes áreas de formação, pretendemos, neste artigo, avaliar a frequência de rapazes e raparigas, as médias de candidatura ao Ensino Superior, bem como a opção de candidatura ao Ensino Superior em determinados cursos que integram as áreas habitualmente designadas de “Ciências, Matemá...


Tailoring career education and counseling for Portuguese foster-youth

Silva, Ana Daniela; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Taveira, Maria do Céu

Young people living in out-of-homes care usually do not benefit from a gradual transition to adulthood, and without a stable family network to support this process, they mostly face, on their own, the changes related to an independent care from other adults ([1]). In Portugal, a considerable number of young people enter adulthood in an institutional context, leaving at that stage the foster care institutions, d...


14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia