Encontrados 3 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Autoconceito em alunos moçambicanos : resultados em função do género e do conte...

Campira, Farissai P.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

O autoconceito é descrito internacionalmente como uma variável psicológica importante na explicação da aprendizagem e do sucesso escolar dos alunos, nomeadamente na adolescência. Este artigo analisa a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar de uma amostra de alunos moçambicanos. O estudo contou com a participação de 561 alunos das escolas da Província de Sofala, com idades que variam entre 11 a 22 a...


Autoconceito e rendimento escolar em adolescentes moçambicanos

Campira, Farissai P.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

O presente artigo tem como principal objectivo o estudo da relação entre autoconceito e o rendimento escolar numa amostra de estudantes adolescentes moçambicanos. Para este propósito foi utilizada a Escala de Autoconceito para Adolescentes moçambicanos (EACA) composta por 20 itens num formato de resposta de tipo likert, distribuídos em quatro factores: autoconceito académico, autoestima, ansiedade, e autoconcei...


Construção e validação de uma escala de autoconceito para adolescentes moçambic...

Campira, Farissai P.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

Apresenta-se um estudo da adaptação e validação da escala de autoconceito de Piers-Harris (Piers-Harris Children’s Self Concept Scale; PHCSCS-2) para o contexto moçambicano, que conduziu à construção de uma nova escala para a avaliação deste constructo neste contexto cultural. A adaptação deste instrumento à população de adolescentes moçambicanos em contexto de educação formal conduziu a profundas modificações ...


3 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor




Data



Tipo de Documento



Recurso


Assunto












    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia