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Impacto das variáveis sociofamiliares no desenvolvimento cognitivo da criança

Autor(es): Alves, Ana Filipa cv logo 1 ; Martins, Ana A. cv logo 2 ; Brito, Lurdes cv logo 3 ; Almeida, Leandro S. cv logo 4

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/28536

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
O presente estudo explora a variável meio (urbano vs rural) no desenvolvimento cognitivo das crianças. A investigação na área aponta que fatores sociofamiliares (profissão da mãe e do pai, habilitações escolares da mãe e do pai e meio de pertença urbano vs rural), assim como os contextos escolares, estão associados a diferenças nas habilidades cognitivas das crianças. Nesta comunicação recorremos à aplicação da Escala de Competências Cognitivas (ECCOs4/10) a uma amostra de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, do 1º Ciclo do Ensino Básico, de escolas públicas e privadas, do meio rural e urbano. Esta aplicação da escala procurou analisar as reações e atitudes das crianças em relação a cada uma das provas e aos seus itens, no fundo um estudo mais qualitativo dos processos e estratégias cognitivas que as crianças usam na resolução da ECCOs.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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