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Impacto das variáveis sociofamiliares no desenvolvimento cognitivo da criança

Alves, Ana Filipa; Martins, Ana A.; Brito, Lurdes; Almeida, Leandro S.

O presente estudo explora a variável meio (urbano vs rural) no desenvolvimento cognitivo das crianças. A investigação na área aponta que fatores sociofamiliares (profissão da mãe e do pai, habilitações escolares da mãe e do pai e meio de pertença urbano vs rural), assim como os contextos escolares, estão associados a diferenças nas habilidades cognitivas das crianças. Nesta comunicação recorremos à aplicação da...


A controvérsia da avaliação psicológica e o estudo da diferenciação cognitiva n...

Martins, Ana A.; Alves, Ana Filipa; Brito, Lurdes; Almeida, Leandro S.

O debate em torno do número e organização das habilidades cognitivas mantém-se como um dos temas atuais no estudo da inteligência, nomeadamente no seio da abordagem psicométrica. Considerando-se que a maioria dos autores defende que a diferenciação cognitiva (formação das aptidões ou habilidades cognitivas diferenciadas) ocorre a partir da adolescência, com a realização deste estudo pretende-se averiguar a sua ...


Generatividade em estudantes e profissionais de educação

Alves, José Ferreira; Santos, Pedro Lopes dos; Alves, Cidália Ferreira; Alves, Anabela; Brito, Lurdes; Cunha, Fernando

O conceito de generatividade proposto inicialmente por Erik Erikson (1976) é tão importante para compreendermos os problemas e desafios que se colocam aos adultos e às sociedades contemporâneas quanto o tem sido o conceito de identidade para compreender os desafios que se colocam ao adolescente e ao ciclo de vida humano. Apesar da importância social e educativa deste conceito não tem havido entre nós tentativas...


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