O presente estudo explora a variável meio (urbano vs rural) no desenvolvimento cognitivo das crianças. A investigação na área aponta que fatores sociofamiliares (profissão da mãe e do pai, habilitações escolares da mãe e do pai e meio de pertença urbano vs rural), assim como os contextos escolares, estão associados a diferenças nas habilidades cognitivas das crianças. Nesta comunicação recorremos à aplicação da...
O debate em torno do número e organização das habilidades cognitivas mantém-se como um dos temas atuais no estudo da inteligência, nomeadamente no seio da abordagem psicométrica. Considerando-se que a maioria dos autores defende que a diferenciação cognitiva (formação das aptidões ou habilidades cognitivas diferenciadas) ocorre a partir da adolescência, com a realização deste estudo pretende-se averiguar a sua ...
O conceito de generatividade proposto inicialmente por Erik Erikson (1976) é tão importante para compreendermos os problemas e desafios que se colocam aos adultos e às sociedades contemporâneas quanto o tem sido o conceito de identidade para compreender os desafios que se colocam ao adolescente e ao ciclo de vida humano. Apesar da importância social e educativa deste conceito não tem havido entre nós tentativas...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |