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Inclusão no Ensino Superior : percepções de professores em uma Universidade Por...

Author(s): Antunes, Ana P. cv logo 1 ; Faria, Catarina Pereira cv logo 2 ; Rodrigues, Sandra Estêvão cv logo 3 ; Almeida, Leandro S. cv logo 4

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28187

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Inclusão escolar; Necessidades educativas especiais; Atitudes dos professores; Ensino superior; School inclusion; Special educational needs; Teachers’ attitudes; Higher education


Description
As universidades enfrentam desafios crescentes com a democratização do ensino e o ingresso de alunos com necessidades especiais. Neste trabalho, analisamos as percepções dos professores do ensino superior sobre a inclusão desses alunos nesse nível de ensino. Os participantes são 10 docentes, diretores de curso do 1º ciclo, com uma idade média de 41,5 anos, sendo seis homens e quatro mulheres. Os dados foram recolhidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados utilizando-se a abordagem da grounded theory. Os resultados apontam para percepções favoráveis ao processo de inclusão educativa, condicionado por fatores ideológicos e instrumentais, e para uma noção alargada de necessidades educativas especiais, destacando-se a necessidade de recursos tecnológicos e humanos para apoio à inclusão, pelo que tecemos algumas apreciações, que se podem refletir em termos de intervenção ou de estudos futuros. Universities face increasing challenges related to the democratisation of education and the dmission of students with special needs. In this paper, we analyzed the teachers’ perceptions about the inclusion of these students at this level of education. The participants are 10 teachers, 6 males and 4 females, with an average age of 41.5 years old. All teachers are also Degree Directors of 1st training courses. Data collection was carried out using a semi-structured interview and data analysis was done based on grounded theory approach. The results reveal positive perceptions of the inclusive educational process, which is conditioned by ideological and instrumental factors, and a broad concept of special educational needs, highlighting the need for technological and human resources to support inclusion. The concluding section presents some reflections that may have implications for future research and intervention.
Document Type Article
Language Portuguese
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