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Expectativas académicas em alunos tradicionais e não-tradicionais de Engenharia

Autor(es): Costa, Alexandra Ribeiro cv logo 1 ; Araújo, Alexandra cv logo 2 ; Gonçalves, Paula cv logo 3 ; Almeida, Leandro S. cv logo 4

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25527

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ensino Superior; Expectativas acadêmicas; Alunos não-tradicionais; Ajustamento académico; Higher education; Academic expectations; Non-traditional students; Academic adjustment


Descrição
Neste estudo comparam-se as expectativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionário sobre as suas expectativas em torno da experiência no ES versando cinco dimensões: Formação para o emprego/carreira, Qualidade da formação, Integração social, Ajustamento à pressão social, e Envolvimento político e cidadania. Os resultados mostram um padrão de elevadas expectativas nos estudantes mais jovens. Esta diferença é mais expressiva nas dimensões Pressão Social e Interação Social, sendo menos expressivos nas dimensões Envolvimento político e cidadania e Formação para o emprego/carreira. As expectativas em torno da Qualidade da formação não se diferenciam em função dos dois grupos de estudantes. This study compares the initial academic expectations of two groups of Portuguese first-year colege students in engineering programs: traditional students and non-traditional students. Non-traditional students were considered all students who assessed Higher Education (HE) with over 23 years of age. Participants included 430 students. Students answered a questionnaire about their expectations regarding experiences in the focusing on five dimensions: Training for career development, Quality of training, Social interaction, Adjustment to social pressure, and Political engagement and citizenship. Results showed that younger students present a profile of overall higher expectations, when compared to older students. Such a difference is more evident in the dimensions Adjustment to social pressure and Social interaction, and weaker in the dimensions Political engagement and citizenship, and Training for career development. Expectations for Quality of training were not different regarding both groups of students.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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