Encontrados 44 documentos, a visualizar página 1 de 5

Ordenado por Data

Cognição, aprendizagem e rendimento : I Seminário Internacional

Almeida, Leandro S., coord.; Araújo, Alexandra M., coord.; Franco, Amanda Helena Rodrigues, coord.; Soares, Diana L., coord.


Autoconceito em alunos moçambicanos : resultados em função do género e do conte...

Campira, Farissai P.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

O autoconceito é descrito internacionalmente como uma variável psicológica importante na explicação da aprendizagem e do sucesso escolar dos alunos, nomeadamente na adolescência. Este artigo analisa a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar de uma amostra de alunos moçambicanos. O estudo contou com a participação de 561 alunos das escolas da Província de Sofala, com idades que variam entre 11 a 22 a...


Expetativas académicas de estudantes universitários em Moçambique : validação d...

Bucuto, Manuel C.; Almeida, Leandro S.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro

O ensino superior em Moçambique atravessa mudanças, quer a nível da expansão, quer do volume de alunos que acedem. Esta crescente procura por parte dos jovens moçambicanos está relacionada com elevadas expetativas dos jovens e das famílias a uma formação académica de nível superior, que possibilite o seu melhor enquadramento profissional e social no futuro. Neste sentido, as expectativas académicas dos estudant...


Autoconceito e rendimento escolar em adolescentes moçambicanos

Campira, Farissai P.; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

O presente artigo tem como principal objectivo o estudo da relação entre autoconceito e o rendimento escolar numa amostra de estudantes adolescentes moçambicanos. Para este propósito foi utilizada a Escala de Autoconceito para Adolescentes moçambicanos (EACA) composta por 20 itens num formato de resposta de tipo likert, distribuídos em quatro factores: autoconceito académico, autoestima, ansiedade, e autoconcei...


O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Supe...

Soares, Adriana Benevides; Francischetto, Vanuza; Dutra, Betânia Marques; Miranda, Jacqueline Maia de; Nogueira, Cátia C. de C.; Leme, Vanessa R.

Os desafios enfrentados pelos jovens, decorrentes do ingresso no Ensino Superior, têm sido alvo de inúmeras pesquisas, destacando a confluência de variáveis pessoais e contextuais nesse processo de transição e adaptação ao Ensino Superior. O presente estudo teve como objetivo investigar como as expectativas afetam a qualidade das vivências adaptativas dos acadêmicos que iniciam o Ensino Superior. Participaram d...


Avaliação psicológica e o uso dos testes em Portugal

Almeida, Leandro S.; Araújo, Alexandra M.; Diniz, António M.

Tomando a história recente da psicologia em Portugal, descreve-se a evolução havida na avaliação psicológica. Em particular, aponta-se que o desenvolvimento da psicometria e dos testes psicológicos foi em Portugal determinado pelas necessidades do mundo profissional, a que o mundo académico foi progressivamente respondendo. Assim, nas últimas décadas várias teses de mestrado e de doutoramento centraram-se na ad...


O Regulamento (UE) n.º 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de ...

Araújo, Alexandra Rodrigues

Comments on the Regulation (EU) no 1151/2012


Perfiles de expectativas académicas en alumnos españoles y portugueses de enseñ...

Alfonso, Sónia G.; Deaño, Manuel D.; Conde, Angeles R.; Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Almeida, Leandro S.

Las expectativas académicas de los estudiantes son hoy reconocidas como una variable importante en la explicación de su adaptación y éxito académico. Esa importancia es mayor en los alumnos del primer año, ya que, frecuentemente presentan expectativas iniciales muy elevadas que no siempre llegan a concretarse. Con la pretensión de conocer cuáles son esas expectativas iniciales, el trabajo que se presenta analiz...


Expectativas académicas e não-tradicionais de engenharia em alunos tradicionais

Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Gonçalves, Paula; Almeida, Leandro S.

Neste estudo comparam-se as expetativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionári...


Dilemmas of girls and women in engineering : a study in Portugal

Saavedra, Luísa; Araújo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Taveira, Maria do Céu; Vieira, Cristina C.

The reason that girls and women withdraw from science and technology education and careers has been a universal concern in the social sciences. This study investigated how gendered constructions of identity are translated into the barriers and fears that female students and professional women experience in decision-making about their careers. We conducted interviews with 63 girls and 39 women in academic and pr...


44 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia