O autoconceito é descrito internacionalmente como uma variável psicológica importante na explicação da aprendizagem e do sucesso escolar dos alunos, nomeadamente na adolescência. Este artigo analisa a relação entre o autoconceito e o rendimento escolar de uma amostra de alunos moçambicanos. O estudo contou com a participação de 561 alunos das escolas da Província de Sofala, com idades que variam entre 11 a 22 a...
O ensino superior em Moçambique atravessa mudanças, quer a nível da expansão, quer do volume de alunos que acedem. Esta crescente procura por parte dos jovens moçambicanos está relacionada com elevadas expetativas dos jovens e das famílias a uma formação académica de nível superior, que possibilite o seu melhor enquadramento profissional e social no futuro. Neste sentido, as expectativas académicas dos estudant...
O presente artigo tem como principal objectivo o estudo da relação entre autoconceito e o rendimento escolar numa amostra de estudantes adolescentes moçambicanos. Para este propósito foi utilizada a Escala de Autoconceito para Adolescentes moçambicanos (EACA) composta por 20 itens num formato de resposta de tipo likert, distribuídos em quatro factores: autoconceito académico, autoestima, ansiedade, e autoconcei...
Os desafios enfrentados pelos jovens, decorrentes do ingresso no Ensino Superior, têm sido alvo de inúmeras pesquisas, destacando a confluência de variáveis pessoais e contextuais nesse processo de transição e adaptação ao Ensino Superior. O presente estudo teve como objetivo investigar como as expectativas afetam a qualidade das vivências adaptativas dos acadêmicos que iniciam o Ensino Superior. Participaram d...
Tomando a história recente da psicologia em Portugal, descreve-se a evolução havida na avaliação psicológica. Em particular, aponta-se que o desenvolvimento da psicometria e dos testes psicológicos foi em Portugal determinado pelas necessidades do mundo profissional, a que o mundo académico foi progressivamente respondendo. Assim, nas últimas décadas várias teses de mestrado e de doutoramento centraram-se na ad...
Comments on the Regulation (EU) no 1151/2012
Las expectativas académicas de los estudiantes son hoy reconocidas como una variable importante en la explicación de su adaptación y éxito académico. Esa importancia es mayor en los alumnos del primer año, ya que, frecuentemente presentan expectativas iniciales muy elevadas que no siempre llegan a concretarse. Con la pretensión de conocer cuáles son esas expectativas iniciales, el trabajo que se presenta analiz...
Neste estudo comparam-se as expetativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionári...
The reason that girls and women withdraw from science and technology education and careers has been a universal concern in the social sciences. This study investigated how gendered constructions of identity are translated into the barriers and fears that female students and professional women experience in decision-making about their careers. We conducted interviews with 63 girls and 39 women in academic and pr...
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