Volume tem??tico da Revista e-psi "Adapta????o e sucesso acad??mico no ensino superior" ; Face ?? relev??ncia do envolvimento acad??mico dos estudantes , e ?? necessidade da sua avalia????o, este artigo analisa a validade interna e externa de uma escala junto de estudantes de engenharia. Uma amostra de 360 estudantes preencheu o Invent??rio de Envolvimento Acad??mico de Estudantes do Ensino Superior (USEI). Os...
Volume tem??tico da Revista e-psi "Adapta????o e sucesso acad??mico no ensino superior" ; O estudo das expectativas acad??micas de estudantes do primeiro ano tem mostrado a sua import??ncia na qualidade da adapta????o, persist??ncia e sucesso acad??mico no Ensino Superior. O Question??rio de Percep????es Acad??micas - Expectativas (QPA-E; Almeida, Dea??o, et al.,2012) constitui um instrumento de avalia????o de...
Neste estudo comparam-se as expectativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionár...
Las expectativas académicas de los estudiantes son hoy reconocidas como una variable importante en la explicación de su adaptación y éxito académico. Esa importancia es mayor en los alumnos del primer año, ya que, frecuentemente presentan expectativas iniciales muy elevadas que no siempre llegan a concretarse. Con la pretensión de conocer cuáles son esas expectativas iniciales, el trabajo que se presenta analiz...
As expetativas académicas que os estudantes apresentam quando ingressam no ensino superior afetam o nível de investimento nas atividades curriculares e no seu desenvolvimento psicossocial. Partindo de uma amostra de 890 alunos, este artigo descreve a construção e validação do Questionário de Perceções Académicas: Expetativas. Teoricamente o questionário era composto por sete dimensões ou domínios de expetativas...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |