Detalhes do Documento

Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar

Autor(es): Vieira, Flávia cv logo 1 ; Silva, José Luís cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25326

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Investigação educacional; Transformação; Pedagogia


Descrição
A questão que dá origem a esta comunicação é a seguinte: qual o potencial da investigação educacional na transformação da pedagogia escolar? Em particular, interessa-nos a investigação realizada por professores no contexto de cursos de mestrado, pressupondo que este contexto poderá ser propício a que os estudos realizados se articulem com os interesses e necessidades das escolas, fomentando a mudança. Apresentamos uma proposta de grelha de análise de dissertações de mestrado que pode ajudar-nos a encontrar respostas para a questão colocada. A grelha integra um estudo em curso que abrange dissertações realizadas na Universidade do Minho, nas áreas da educação em línguas estrangeiras e da educação em ciências, tendo sido inicialmente concebida no âmbito de um estudo mais vasto também em curso, centrado na literatura de circulação nacional na área da educação em línguas estrangeiras. Espera-se que a sua apresentação fomente a reflexão sobre os propósitos e a natureza da investigação educacional, nomeadamente sobre a sua relação com a experiência educativa.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia