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Transições para a literacia dominante : perspectivas de coordenadores de Centro...

Author(s): Silva, Ana cv logo 1 ; Guimarães, Paula cv logo 2 ; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade cv logo 3

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25197

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Certificação de competências; Adultos; Práticas de literacia


Description
Este texto foi produzido no âmbito do Projeto A Vida em Mudança: A Literacia na Educação de Adultos (PTDC/CPE-CED/105258/2008), em desenvolvimento no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho e no Centro de Investigação Sobre o Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, com financiamento de fundos nacionais, por meio da FCT/MCTES (PIDDAC) e cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) mediante o COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC). O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) é hoje considerado o maior movimento de requalificação da educação de adultos em Portugal. Tido como um importante dispositivo para a reconversão da sociedade e da economia portuguesas, pode dizer-se que o processo de RVCC, com lugar nos Centros de Novas Oportunidades (CNOs), tem a literacia2 como eixo essencial de ação, na medida em que, por um lado, o reconhecimento e validação de competências assentam maioritariamente em tarefas de leitura e escrita (histórias de vida, portefólios, etc.) e, por outro lado, as competências a reconhecer são, em última instância, relativas à compreensão e produção de textos (em Ciências, Matemática, Linguagem e Comunicação, etc...). Neste texto, coloca-se no centro da reflexão o modo como nove coordenadores de CNOs do distrito de Braga, Portugal, perspetivam mudanças nas relações dos sujeitos com as práticas de literacia, quando estes passam pelo processo de RVCC. Toma-se, assim, em consideração não só as configurações da literacia no âmbito da educação de adultos, como as conceções de leitura e de escrita que estão subjacentes às práticas pedagógicas de cada CNO, relatadas e descritas por cada coordenador. Entre as principais conclusões, destacam-se algumas (des)continuidades entre as orientações produzidas no âmbito do discurso oficial e as práticas especializadas no processo de RVCC; entre as conceções de literacia dos coordenadores e as mudanças por eles apontadas ao nível do relacionamento dos adultos com os textos.
Document Type Article
Language Portuguese
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