Author(s):
Silva, Ana
; Guimarães, Paula
; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25197
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Certificação de competências; Adultos; Práticas de literacia
Description
Este texto foi produzido no âmbito do Projeto A Vida em Mudança: A Literacia
na Educação de Adultos (PTDC/CPE-CED/105258/2008), em desenvolvimento no
Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho e no Centro
de Investigação Sobre o Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve,
com financiamento de fundos nacionais, por meio da FCT/MCTES (PIDDAC)
e cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
mediante o COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC). O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
é hoje considerado o maior movimento de requalificação da educação de adultos em
Portugal. Tido como um importante dispositivo para a reconversão da sociedade e da
economia portuguesas, pode dizer-se que o processo de RVCC, com lugar nos Centros
de Novas Oportunidades (CNOs), tem a literacia2 como eixo essencial de ação, na medida
em que, por um lado, o reconhecimento e validação de competências assentam
maioritariamente em tarefas de leitura e escrita (histórias de vida, portefólios, etc.)
e, por outro lado, as competências a reconhecer são, em última instância, relativas à
compreensão e produção de textos (em Ciências, Matemática, Linguagem e Comunicação,
etc...). Neste texto, coloca-se no centro da reflexão o modo como nove coordenadores
de CNOs do distrito de Braga, Portugal, perspetivam mudanças nas relações
dos sujeitos com as práticas de literacia, quando estes passam pelo processo de RVCC.
Toma-se, assim, em consideração não só as configurações da literacia no âmbito da
educação de adultos, como as conceções de leitura e de escrita que estão subjacentes
às práticas pedagógicas de cada CNO, relatadas e descritas por cada coordenador. Entre
as principais conclusões, destacam-se algumas (des)continuidades entre as orientações
produzidas no âmbito do discurso oficial e as práticas especializadas no processo
de RVCC; entre as conceções de literacia dos coordenadores e as mudanças por eles
apontadas ao nível do relacionamento dos adultos com os textos.