Autor(es):
Freitas, Elisabete F.
; Pereira, Paulo A. A.
Data: 2001
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/2519
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Os pavimentos rodoviários flexíveis, frequentemente, não desempenham as funções para as quais foram concebidos, observando-se uma redução prematura da sua qualidade.
A partir da observação da qualidade estrutural dos pavimentos, definida pelos
parâmetros de estado deflexão e estado superficial, e do cálculo da vida residual, abordou-se neste artigo o estudo do desempenho estrutural de vários pavimentos submetidos a diferentes condições de solicitação. A análise do desempenho fez-se quer quanto à sua evolução, quer quanto aos factores que o podem influenciar.
Os resultados indicam que a qualidade de construção tem uma influência determinante
na vida residual. Além disso, o conhecimento dos dados de projecto, a avaliação inicial da
qualidade dos pavimentos, o desenvolvimento de modelos de correcção do módulo de deformabilidade e o controlo das causas de erro no cálculo da vida residual, são factores que permitem apoiar o estudo da evolução do desempenho dos pavimentos de uma forma mais fiável.