Descrição
Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" O Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (EOABRP) requer que o aluno assuma a responsabilidade pela construção dos seus conhecimentos a partir da resolução dos problemas. As mudanças substanciais no papel desempenhado pelo aluno, muito diferente daquele que lhe é exigido em outras formas de ensino, justifica que se analisem as suas opiniões sobre o EOABRP. O objetivo deste estudo é analisar as opiniões de 42 alunos, do 8ºano, sobre a contribuição do ensino de Recursos Naturais e Alterações Climáticas orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, em regime transdisciplinar, para a concretização das suas aprendizagens. Os dados sugerem que a maioria dos alunos considerou que o EOABRP contribuiu bastante ou muito para desenvolverem a motivação para a aprendizagem, bem como competências de comunicação, de relacionamento interpessoal, de resolução de problemas e ainda para aprenderem conhecimentos concetuais. Assim, apesar das exigências que o ensino orientado para a ABRP tem para o aluno, parecem reagir positivamente ao mesmo e reconhecer o seu valor educativos, a vários níveis.