Detalhes do Documento

Valorização dos ambientes virtuais de aprendizagem por professores do ensino su...

Autor(es): Morais, Carlos cv logo 1 ; Alves, Paulo cv logo 2 ; Miranda, Luísa cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25096

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ambiente virtual de aprendizagem; Recursos digitais; Ensino superior; Virtual learning environment; Digital resources; Higher education


Descrição
Publicado em "Sistemas e tecnologias de informação : atas da 8ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação", vol.1 Os ambientes virtuais de aprendizagem têm vindo a ganhar força em todos os níveis de ensino e de uma forma particular no Ensino Superior. Com este artigo procura-se identificar a valorização que uma amostra de professores do ensino superior fez relativamente: à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas suas unidades curriculares, às características dos recursos digitais associados ao ambiente Sakai e à disponibilização de recursos digitais nesse ambiente. Os dados foram obtidos por questionário, salientando-se como aspetos mais valorizados da utilização das TIC nas unidades curriculares a disponibilização e o acesso a recursos, bem como poupar tempo; as características dos recursos digitais mais valorizadas foram a acessibilidade e a facilidade de utilização; na disponibilização de recursos os aspetos mais valorizados foram a publicação de informações gerais e a publicação de recursos digitais da unidade curricular. Virtual learning environments have become more and more important in all levels of education, especially in Higher Education. With this paper we intend to identify the appreciation that a sample of university teachers made regarding the use of information and communication technologies (ICT) in their courses, the characteristics of digital resources associated with the Sakai environment and the availability of digital resources in that environment. Data were obtained using an online survey. The results obtained indicate that the most valued aspects of using ICT within the courses were the resources availability and access as well as time saving. The most valued characteristics of digital resources were their accessibility and easy use. With respect to resources availability, the most valued were the publishing of general information and of course-related digital resources.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia