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Educação física e ética : campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação

Autor(es): Cunha, António Camilo cv logo 1 ; Surdi, Aguinaldo César cv logo 2 ; Costa, Andrize Ramires cv logo 3 ; Marques, Danieli Alves Pereira cv logo 4

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/24267

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação física; Moral; Argumentação; Diálogo


Descrição
Constata-se que existe uma tendência de olhar para a Educação Física num sentido de grande racionalidade técnica - vinda de fora - que conduz a uma atividade física instrumental, funcional, dicotômica, dualista, muito preocupada com a produtividade, eficácia, tendo como bússola orientadora a dimensão utilitarista. Ora, este fato parece emprestar um olhar moral e ético muito rígido, pouco flexível e de caráter quase intocável. No entanto, outros olhares “contrários” (diríamos complementares) vêm defender uma dimensão mais humanista sustentada pelas visões de intencionalidade fenomenológica, hermenêutica, interpretativa, onde é feito o elogio a um outro olhar axiológico.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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