Apoiando-se nas várias concepções/tendências de Educação Física em duas regiões geográficas diferentes – Europa e Brasil – o autor tenta mostrar que existem concepções idênticas e diferentes de olhar o ato pedagógico da Educação Física em contextos formais, informais e não formais. Quanto ao sentido do idêntico, far-se-á um elogio à ideia de “um comum” que estrutura uma identidade global e, por isso, universal....
In this essay we propose a discussion about the directions that define, nowadays, work, free time and leisure. However incoherent it may be and in the opposite direction of what we would like it to be, it is the work that dictates, more and more, the rules that lead us to use our time out of itself. Therefore, free time is not significant, it doesn´t get enough importance and it is placed in lower levels in the...
Neste ensaio, propomos uma discussão sobre os sentidos que permeiam, atualmente, o trabalho, o tempo livre e o lazer. Por mais incoerente que possa ser e na contramão do que gostaríamos que fosse, é o trabalho que dita cada vez mais às regras que nos conduzem á usar nosso tempo fora dele. Portanto, o tempo livre de lazer não é significativo, não recebe a importância desejada, e é colocado em planos inferiores n...
Olhar a ética e a ciência nas diferentes dimensões da Educação Superior é uma tarefa que tem tanto de complexo como de desafiador. Ao conhecimento cientificamente construído, pede-se também espaços de reflexão e crítica – crítica livre, larga, ética, sem deixar de ser rigorosa. De um rigor não determinista, mas um rigor que gosta do provisório; porque os tempos, os espaços, a sociedade, a vida e o homem são de ...
A capoeira é um misto de jogo, dança e luta que é fruto de uma cultura de raiz africana muito forte. Acredita-se que tenha surgido entre os escravos bantos procedentes de Angola. O fato é que ela contém um potencial simbólico e prático mostrando a sensibilidade de um povo que luta dançando, sorrindo, jogando, suscitando nos jogadores e na plateia uma diversidade enorme de emoções e sentimentos. Essa dimensão e...
A comunicação faz uma síntese de um amplo projeto teórico/prático (teoria do se-movimentar) e tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito das possíveis relações entre o brincar/jogar e o movimento humano significativo - uma vez que essa dimensão tão nobre da vida humana, tem vindo paulatinamente a ficar prisioneira de uma racionalidade confrangedora. O brincar/jogar é movimento - movimento esse realizado p...
O objetivo desse estudo foi apresentar, analisar e discutir o ato de conhecer-se-em-ação, possibilitado por gravações em vídeo, de uma professora de Educação Física que atua na cidade de São Paulo/Brasil. A metodologia, centrada na investigação ação, teve como instrumentos e procedimentos a observação e gravação das aulas em vídeo, autoscopia e entrevista semi estruturada. A professora durante e após o exercíci...
A reflexão parte de algumas constatações/proposições para depois analisar o lugar da teoria na Educação Física e Desporto. As constatações/proposições: desporto clássico tinha (tem) como grande objetivo a competição e a obtenção de mais e melhores resultados. Era (é) um desporto para alguns, desporto que não fazia (faz) parte da vida quotidiana. Desporto de um grupo (atletas) que praticava (pratica) e competia ...
Pesquisa etnográfica desenvolvida na U. Minho visando compreender processos de construção da identidade cultural na Bahia e em Angola. O problema relaciona-se com a forma como a capoeira educa esteticamente e contribui para a construção da identidade cultural. Mostra a capoeira como fator de identidade cultural, que contribui para uma humanização transcendente. A capoeira educa esteticamente no sentido da sensi...
A ideia pedagógica de ser criança e do brincar está associada predominantemente a uma dimensão desenvolvimentista (fases, etapas, idades...) de grande racionalidade técnica e instrumental. Este fato conduz a uma atitude pedagógica de “olho central”, que tudo controla e sugere. Nesta reflexão tentaremos demonstrar (pelo caminho onto-filosófico) que ser criança e o brincar é algo diferente. É pertencer a um m...
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