Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Work, free time and leisure : the compliment to education and culture

Surdi, Aguinaldo César; Cunha, António Camilo; Galvão, Zenaide; Grunennvaldt, José Tarcísio

In this essay we propose a discussion about the directions that define, nowadays, work, free time and leisure. However incoherent it may be and in the opposite direction of what we would like it to be, it is the work that dictates, more and more, the rules that lead us to use our time out of itself. Therefore, free time is not significant, it doesn´t get enough importance and it is placed in lower levels in the...


Trabalho, tempo livre e lazer : o elogio à educação e a cultura

Surdi, Aguinaldo César; Cunha, António Camilo; Galvão, Zenaide; Grunennvaldt, José Tarcísio

Neste ensaio, propomos uma discussão sobre os sentidos que permeiam, atualmente, o trabalho, o tempo livre e o lazer. Por mais incoerente que possa ser e na contramão do que gostaríamos que fosse, é o trabalho que dita cada vez mais às regras que nos conduzem á usar nosso tempo fora dele. Portanto, o tempo livre de lazer não é significativo, não recebe a importância desejada, e é colocado em planos inferiores n...


Fenomenologia jogo e movimento : uma trilogia para a compreensão do movimento h...

Surdi, Aguinaldo Cesar; Cunha, António Camilo; Marques, Danieli Alves Pereira; Grunennvaldt, José Tarcísio; Kunz, Elenor; Silva, Inês Peixoto

A comunicação faz uma síntese de um amplo projeto teórico/prático (teoria do se-movimentar) e tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito das possíveis relações entre o brincar/jogar e o movimento humano significativo - uma vez que essa dimensão tão nobre da vida humana, tem vindo paulatinamente a ficar prisioneira de uma racionalidade confrangedora. O brincar/jogar é movimento - movimento esse realizado p...


Educação física e ética : campo onde se joga o diálogo e a melhor argumentação

Cunha, António Camilo; Surdi, Aguinaldo César; Costa, Andrize Ramires; Marques, Danieli Alves Pereira

Constata-se que existe uma tendência de olhar para a Educação Física num sentido de grande racionalidade técnica - vinda de fora - que conduz a uma atividade física instrumental, funcional, dicotômica, dualista, muito preocupada com a produtividade, eficácia, tendo como bússola orientadora a dimensão utilitarista. Ora, este fato parece emprestar um olhar moral e ético muito rígido, pouco flexível e de caráter q...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data



Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia