Document details

Determinantes do sucesso de adopção e difusão de serviços de informação online

Author(s): Santos, Leonel Duarte dos cv logo 1 ; Amaral, Luís cv logo 2

Date: 2004

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/2281

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Adopção e difusão de inovação; Serviços de informação online; Delphi; Sociedade da informação; Q-Sort


Description
A crescente difusão da Internet na sociedade, nas empresas e na administração pública, tem conduzido ao aparecimento de cada vez mais serviços que utilizam este meio de interacção. Nos últimos anos tem tido grande desenvolvimento o comércio electrónico e o governo electrónico. A adopção e difusão de serviços de informação online são muitas vezes mal sucedidas, apesar da mobilização de muitos recursos humanos e financeiros para a sua implementação. Compreender melhor os determinantes do seu sucesso na sua adopção e difusão é a motivação desta investigação. A metodologia seguida teve por base a utilização de um painel de especialistas que responderam em três rondas a um estudo Delphi com Q-Sort, cujo objectivo foi determinar quais os factores a ter em conta quando se pretende avançar para a implementação de um serviço de informação online. A solução proposta é discutida à luz de outras teorias como o TAM, TRA, UATAUT e outras que nos permitem conhecer melhor a adopção de TI em geral e dos serviços de informação online em particular. Um outro dado importante deste estudo é utilização conjunta do Delphi e da Q-Sort para recolha de dados organizados em rankings.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU