Detalhes do Documento

Caracterização do ruído pneu-pavimento nas estradas portuguesas

Autor(es): Freitas, Elisabete F. cv logo 1 ; Machado, Pedro cv logo 2 ; Raimundo, I. cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/21500

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ruído pneu-pavimento; Método CPX; Método CPB; Absorção sonora


Descrição
As políticas de controlo do ruído implementadas a partir dos anos 80 levaram as administrações rodoviárias e os construtores a aplicarem medidas de mitigação do ruído. Porém, apenas recentemente essas políticas cotemplam a redução do ruído na fonte, o que obriga à avaliação da qualidade dos pavimentos no que respeita ao ruído, tal como acontece com outros parâmetros. Este trabalho apresenta os métodos essenciais e complementares que contribuem para uma gestão eficaz do ruído rodoviário e aplica-os a um vasto conjunto de superfícies. Deste modo, foram utilizados 3 métodos de avaliação, aplicados em 17 locais. Como principal resultado tem-se avaliação da contribuição de cada tipo de superfície para o ruído rodoviário, o que permitirá no futuro apoiar decisões e definir estratégias de redução do ruído. Conjuntamente são apontados alguns problemas que resultaram da aplicação de cada método às condições portuguesas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia