As políticas de controlo do ruído implementadas a partir dos anos 80 levaram as administrações rodoviárias e os construtores a aplicarem medidas de mitigação do ruído. Porém, apenas recentemente essas políticas cotemplam a redução do ruído na fonte, o que obriga à avaliação da qualidade dos pavimentos no que respeita ao ruído, tal como acontece com outros parâmetros. Este trabalho apresenta os métodos essenciai...
O desenvolvimento urbano que se verificou em Portugal nas últimas décadas do século 20 foi acompanhado por um rápido e elevado crescimento do tráfego e, consequentemente, pela construção de vias rodoviárias quer urbanas quer rurais. A partir do ano 1980, as políticas de controlo do ruído levaram as administrações rodoviárias e os construtores a aplicarem medidas de mitigação do ruído que passaram sobretudo pela...
Normal incidence sound absorption coefficient of materials is usually calculated with the use of an impedance tube following the ISO 10534-2 international standard. The same is applied in the evaluation of the sound absorption characteristics of pavement mixtures. In this research an impedance tube which was specifically designed to be used in field conditions has been developed. In order test the tube six asph...
Acoustic absorption properties of materials have often been used to reduce the generation and propagation of sound. The research carried out in this paper deals with sound absorption in relation to road surface layers. As the presence of water affects significantly the noise generated by the tyre-road contact, an evaluation of the sound absorption coefficient was made to several wet gap-graded mixtures with dif...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |