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Representações e práticas dos professores de educação física : um contributo da...

Autor(es): Stadnik, Adriana Maria Wan cv logo 1 ; Cunha, António Camilo cv logo 2 ; Pereira, Beatriz Oliveira cv logo 3

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/21286

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Representações; Práticas; Professores formadores; Educação física; Trabalho; Lazer


Descrição
Procuramos investigar representações e práticas dos professores formadores em educação física, levando em conta suas atividades profissionais e de lazer, objetivando encontrar entre esses dois universos pontos de interseção e contribuições à compreensão da formação/desenvolvimento humano em variadas dimensões. Utilizamos uma metodologia de abordagem qualitativa: um estudo analítico e interpretativo, a partir das histórias de vida, narradas pelos investigados. O quadro de professores no qual trabalhamos foi composto por 4 pessoas, 2 homens e 2 mulheres, professores universitários, com aulas teórico-práticas na formação de professores em educação física. O trabalho de campo ainda está sendo realizado e nesta primeira fase, temos em ação de análise e interpretação, ainda incompleta, um dos casos: Henrique. O início dessa análise nos tem vindo a revelar que os processos de desenvolvimento, mudança e construção da identidade pessoal, profissional, social e de lazer do investigado é marcada por uma série de outros processos mais específicos, que se traduzem em mudanças e envolvem as interações sociais – por meio das diferentes socializações pelas quais o indivíduo passou – constituindo/construindo a sua personalidade e a sua identidade. Sua história de vida nos permite clarificar alguns processos que ocorrem ao longo da vida, em variados contextos. O estudo tem ilustrado a pluralidade de significados que o professor atribui à sua vida, trazendo, de certa forma, um retrato da sua identidade naquele momento. Pudemos identificar que a profissão e o lazer estão intimamente conectados em sua vida: são os amigos em comum – no trabalho e no lazer –, atividades profissionais que avançam o espaço íntimo do lar – como receber alunos, ler livros e assistir vídeos relacionados à profissão. Percebemos o lazer como um momento privilegiado do encontro consigo mesmo, do descanso, do encontro com a família, da auto-formação – ainda que o lazer não seja automaticamente educativo.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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