Autor(es):
Stadnik, Adriana Maria Wan
; Cunha, António Camilo
; Pereira, Beatriz Oliveira
Data: 2007
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/21286
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Representações; Práticas; Professores formadores; Educação física; Trabalho; Lazer
Descrição
Procuramos investigar representações e práticas dos professores formadores em
educação física, levando em conta suas atividades profissionais e de lazer, objetivando encontrar entre esses dois universos pontos de interseção e contribuições à compreensão da formação/desenvolvimento humano em variadas dimensões. Utilizamos uma
metodologia de abordagem qualitativa: um estudo analítico e interpretativo, a partir das histórias de vida, narradas pelos investigados. O quadro de professores no qual trabalhamos foi composto por 4 pessoas, 2 homens e 2 mulheres, professores universitários, com aulas teórico-práticas na formação de professores em educação física. O trabalho de campo ainda está sendo realizado e nesta primeira fase, temos em ação de análise e interpretação, ainda incompleta, um dos casos: Henrique. O início dessa análise
nos tem vindo a revelar que os processos de desenvolvimento, mudança e construção da identidade pessoal, profissional, social e de lazer do investigado é marcada por uma série de outros processos mais específicos, que se traduzem em mudanças e envolvem as interações sociais – por meio das diferentes socializações pelas quais o indivíduo passou – constituindo/construindo a sua personalidade e a sua identidade. Sua história de vida nos permite clarificar alguns processos que ocorrem ao longo da vida, em variados contextos. O estudo tem ilustrado a pluralidade de significados que o professor atribui à sua vida, trazendo, de certa forma, um retrato da sua identidade naquele momento. Pudemos identificar que a profissão e o lazer estão intimamente conectados em sua vida: são os amigos em comum – no trabalho e no lazer –, atividades profissionais que avançam o espaço íntimo do lar – como receber alunos, ler livros e assistir vídeos
relacionados à profissão. Percebemos o lazer como um momento privilegiado do encontro consigo mesmo, do descanso, do encontro com a família, da auto-formação –
ainda que o lazer não seja automaticamente educativo.