Document details

Práticas pedagógicas de professores formadores relacionadas à educação física e...

Author(s): Stadnik, Adriana Maria Wan cv logo 1 ; Pereira, Beatriz Oliveira cv logo 2 ; Cunha, António Camilo cv logo 3

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/20819

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Práticas pedagógicas de professores formadores en educação física; Qualidade de vida; Educação física escolar


Description
Variadas investigações e publicações revelam a importância e a necessidade da Educação Física, como um direito fundamental de todas as pessoas, importante vertente na promoção da saúde e de um estilo de vida saudável, especialmente relacionada à melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Paralelamente, também variados estudos e publicações, reforçam a necessidade de melhorias na prática pedagógica dos professores de educação física, especialmente nas escolas. Ainda, outras investigações ilustram a importância de práticas positivamente exemplares por parte dos professores em geral, mas especialmente, dos professores formadores, em função da alta incidência da aprendizagem por modelação da parte dos seus alunos – futuros professores. Com base nestas 3 idéias – da importância e necessidade da educação física relacionada à melhoria da qualidade de vida dos indivíduos; da importância e necessidade de uma educação física escolar de qualidade; e da relevância do exemplo positivo por parte dos professores –, realizamos esta pesquisa a partir de uma amostra deliberadamente escolhida: 2 homens e 2 mulheres, todos professores universitários, com elevada experiência e grau acadêmico, considerados competentes no seu meio profissional. Optamos por profissionais que possam ser um exemplo positivo na área da formação de professores em educação física; é uma medida exigente que tem por objetivo procurar elaborar um perfil de “bom professor”, descrito em dimensões pedagógicas, pessoais, sociais. O trabalho se inscreve numa abordagem qualitativa de investigação. Trata-se de um estudo de cunho interpretativo, onde as observações de aulas voltadas para a educação física escolar, seguidas de entrevistas curtas, são os principais focos de interesse e análise metodológicas. Nosso objetivo é conhecer/reconhecer as práticas pedagógicas dos professores formadores em educação física, visando construir conhecimentos que possam ser úteis na compreensão da profissão e formação de docentes na área. A investigação revelou a diversidade das práticas e, por conseguinte das representações dos professores formadores, marcada por fatores idiossincráticos da história pessoal, profissional e social; revelou também regularidades, pois no percurso da prática pedagógica, muitas vezes, os professores passam por experiências semelhantes, ainda que sentidas de forma diferenciada. Adicionalmente, observamos que os professores investigados encontram fortes barreiras na transformação e inovação das suas práticas pedagógicas, sendo comum a dificuldade em construírem novas formas de desenvolver o processo ensino-aprendizagem. As principais barreiras encontram-se na aceitação dos próprios alunos e da comunidade local, que, normalmente, esperam do professor um comportamento voltado para o “ensinar” alguma coisa e raramente valorizam/compreendem um comportamento de “construir” um conhecimento.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU