Autor(es):
Stadnik, Adriana Maria Wan
; Pereira, Beatriz Oliveira
; Cunha, António Camilo
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20819
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Práticas pedagógicas de professores formadores en educação física; Qualidade de vida; Educação física escolar
Descrição
Variadas investigações e publicações revelam a importância e a necessidade da Educação Física, como um direito
fundamental de todas as pessoas, importante vertente na promoção da saúde e de um estilo de vida saudável,
especialmente relacionada à melhoria da qualidade de vida dos indivíduos. Paralelamente, também variados estudos e
publicações, reforçam a necessidade de melhorias na prática pedagógica dos professores de educação física,
especialmente nas escolas. Ainda, outras investigações ilustram a importância de práticas positivamente exemplares por
parte dos professores em geral, mas especialmente, dos professores formadores, em função da alta incidência da
aprendizagem por modelação da parte dos seus alunos – futuros professores.
Com base nestas 3 idéias – da importância e necessidade da educação física relacionada à melhoria da qualidade
de vida dos indivíduos; da importância e necessidade de uma educação física escolar de qualidade; e da relevância do
exemplo positivo por parte dos professores –, realizamos esta pesquisa a partir de uma amostra deliberadamente
escolhida: 2 homens e 2 mulheres, todos professores universitários, com elevada experiência e grau acadêmico,
considerados competentes no seu meio profissional. Optamos por profissionais que possam ser um exemplo positivo na
área da formação de professores em educação física; é uma medida exigente que tem por objetivo procurar elaborar um
perfil de “bom professor”, descrito em dimensões pedagógicas, pessoais, sociais. O trabalho se inscreve numa
abordagem qualitativa de investigação. Trata-se de um estudo de cunho interpretativo, onde as observações de aulas voltadas para a educação física escolar, seguidas de entrevistas curtas, são os principais focos de interesse e análise
metodológicas. Nosso objetivo é conhecer/reconhecer as práticas pedagógicas dos professores formadores em educação física, visando construir conhecimentos que possam ser úteis na compreensão da profissão e formação de docentes na área. A investigação revelou a diversidade das práticas e, por conseguinte das representações dos professores
formadores, marcada por fatores idiossincráticos da história pessoal, profissional e social; revelou também regularidades, pois no percurso da prática pedagógica, muitas vezes, os professores passam por experiências semelhantes, ainda que sentidas de forma diferenciada. Adicionalmente, observamos que os professores investigados encontram fortes barreiras na transformação e inovação das suas práticas pedagógicas, sendo comum a dificuldade em construírem novas formas
de desenvolver o processo ensino-aprendizagem. As principais barreiras encontram-se na aceitação dos próprios alunos e da comunidade local, que, normalmente, esperam do professor um comportamento voltado para o “ensinar” alguma coisa e raramente valorizam/compreendem um comportamento de “construir” um conhecimento.