Detalhes do Documento

Práticas pedagógicas de professores de Educação Física

Autor(es): Stadnik, Adriana Maria Wan cv logo 1 ; Cunha, António Camilo cv logo 2 ; Pereira, Beatriz Oliveira cv logo 3

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20757

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Práticas Pedagógicas; Professores; Educação Física; Formação Inicial; Histórias de vida


Descrição
Variados estudos demonstram a necessidade de melhorias na prática pedagógica dos professores de educação física nas escolas. Outros ilustram a importância de práticas positivamente exemplares por parte dos professores em geral, mas especialmente, dos professores formadores, dada a alta incidência da aprendizagem por modelação da parte dos alunos – futuros professores. Grande parte daquilo que o aluno observou e vivenciou durante o seu longo percurso escolar, acaba sendo reproduzido na sua prática pedagógica futura, quando professor. Daí a importância e necessidade do exemplo positivo durante a sua formação. Com base nesta ideia, desenvolvemos uma investigação a partir de uma amostra deliberadamente escolhida: 2 homens e 2 mulheres, professores universitários considerados competentes no seu meio profissional. Apresentamos, procurando refletir criticamente, algumas das práticas pedagógicas desses profissionais. O estudo encontra-se em andamento e temos em ação de análise e interpretação 2 dos casos: Henrique e Netuno. Trata-se de um estudo analítico e interpretativo, a partir da observação de aulas prático-teóricas, seguidas de entrevista. Uma vez que a reflexão apresentada é parte integrante de um estudo maior compondo a construção das histórias de vida dos investigados, utilizamos, como técnica complementar de recolha de dados para este artigo, a análise documental e a consulta a variados materiais empíricos resultantes da pré-análise de conversas informais, outras entrevistas e observações efetuadas durante todo desenvolvimento da pesquisa de campo. Através das análises e tentativas de interpretação realizadas, buscamos compreender como as práticas acontecem na realidade da formação inicial, tendo como ponto central a narrativa e a ação dos professores. A investigação revela a diversidade das práticas e, por conseguinte das representações dos professores, marcada por fatores idiossincráticos da história pessoal, profissional e social, mas revela também regularidades, pois no percurso da prática pedagógica, muitas vezes, os professores passam por experiências semelhantes, ainda que sentidas de forma diferenciada.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia