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Aprender a ensinar antes de ensinar : uma experiência na formação didática de f...

Autor(es): Silva, José Luís cv logo 1 ; Vieira, Flávia cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20672

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Formação inicial de professores; Didática das ciências; Aprender a ensinar


Descrição
A comunicação incide numa experiência realizada no âmbito de um projeto do Grupo de Trabalho-Inovação Pedagógica no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Coord. F. Vieira, A. Flores & F. Ilídio) No contexto da formação incial, aprender a ensinar antes de ensinar apresenta desafios aos formadores e aos futuros professores, sendo importante promover uma aproximação à prática, assim como o questionamento de conceções prévias na construção do conhecimento profissional. No presente texto, apresenta-se e discute-se uma experiência desenvolvida na formação didática de futuros professores de Biologia e Geologia, no âmbito de uma disciplina de metodologia de ensino de um mestrado em ensino, na qual o formador procurou promover uma reconcetualização do ensino das Ciências, nomeadamente através de uma estratégia reflexiva e dialógica que permitiu o confronto entre conceções prévias dos estudantes, casos de ensino autênticos e conhecimento didático atual. Concluiu-se que a estratégia favoreceu mudanças concetuais e atitudinais nos estudantes, potenciadoras de futuras práticas educativas de orientação transformadora. A experiência representa não só um caso de como os formadores podem ajudar os futuros professores a aprender a ensinar antes de ensinar, mas também um caso de indagação da pedagogia da formação profissional, através da sua exploração, investigação e disseminação.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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