Autor(es):
Sánchez-Fernández, María Dolores
; Hattum-Janssen, Natascha van
; Caires, Susana
; Teixeira, Liliana
; Ibarra-Torres, Kathia
; López-Portillo, Héctor
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20591
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Responsabilidade social; Currículo; Entrevistas; Focus group
Descrição
As preocupações com a Responsabilidade Social foram, em junho de 2012, debatidas à escala global pelo Rio+20. Urge debater a problemática da Responsabilidade Social (RS) no Ensino Superior, pois as instituições de Ensino Superior são agentes privilegiados no que diz respeito à sedimentação da importância da temática junto dos alunos. As áreas de Engenharia e Arquitetura / Design são fulcrais para a criação de um futuro sustentável, pois estas são atividades profissionais com grande impacto em termos ambientais, económicos e sociais.
Neste artigo, iremos apresentar perspetivas comparadas de Diretores de Curso (DC) e Alunos dos cursos de Engenharia e Artes de quatro Universidades – Minho (UM), Portugal, Corunha (UC), Espanha, e Aguascalientes (UA) e Guanajuato (UG), México).
Analisamos as perceções de Alunos e DC sobre o lugar da RS no currículo dos cursos, analisando também o que é vivenciado e experienciado pelos alunos no que à RS diz respeito, através defocus group com alunos e entrevistas individuais com DC
Este trabalho está integrado numa colaboração internacional entre as quatro universidades e pretende contribuir para uma comparação das perspetivas existentes entre os três países e para a inovação curricular nestas áreas profissionais. Concerns with Social Responsibility were debated at Rio+20 in June 2012 at a global scale. Therefore, it is also relevant to discuss Social Responsibility in Higher Education, as Institutions of HE play an important role in contributing to incorporation of values related to Social Responsibility in students. Engineering as well as Arts/Architecture are fundamental areas to create a sustainable future, as the impact of professional activities in these areas is large in environmental, economical and social terms.
In this paper, we compare perspectives of Course Directors and students in Art and Engineering of the Universities of Minho (Portugal), Coruña (Spain) and Aguascalientes and Guanajuato (Mexico). Their perceptions on definition, practice and role of in the curriculum are analised through interviews and focus groups. The study is part of an international collaboration between four universities, aimed at comparing perspectives and innovating curricula.