Detalhes do Documento

O future problem solving program internacional (FPSPI) como um possível instrum...

Autor(es): Azevedo, Ivete cv logo 1 ; Morais, Maria de Fátima cv logo 2 ; Cramond, Bonnie cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20370

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Criatividade; Futur Problem Solving Program; CPS; Treino de criatividade


Descrição
O FPSPI- Future Problem Solving Program International é um programa educativo, internacionalmente validado, visando o desenvolvimento de competências de resolução de problemas (em crianças, jovens e nos aplicadores do programa), tais como o pensamento criativo, pensamento crítico e analítico, comunicação oral e escrita, trabalho em equipa, gestão emocional e tomada de decisão. Paralelamente, promove no contexto escolar a motivação para a aprendizagem, o rendimento escolar, o papel ativo do aluno e o envolvimento da (e na) comunidade. Em termos práticos, o desenvolvimento acontece dando aos participantes oportunidades de exercitar tais competências enquanto exploram temas relacionados com o futuro. Apesar de não ser um programa de intervenção especificamente dirigido a sobredotados, internacionalmente tem vindo a ser adotado como um dos instrumentos que vão ao encontro da necessidade formativa deste grupo. Pretende-se então contextualizar e apresentar tal programa, sumariamente, sensibilizando ainda para resultados positivos da sua aplicação. Abstract The FPSPI-­‐Future Problem Solving Program International is an educational program with international validation and oriented to the development of creative problem solving skills in participants (pre-­‐adolescents and adolescents) and mentors (adults). These skills include creative, critical and analytical thought, communication, emotions and decision making. FPSP also promotes learning motivation and scholarly achievement through the active role of the pupils and their engagement in the community. This development of skills results from a problem solving process that challenges participants to face problems creatively and with a futuristic approach. It is not a specific program oriented to gifted people, but it has been adopted internationally as an useful tool in order to address psychological characteristics frequently related to this population. This paper will present some guidelines about foundations, goals and methodology inherent to the program and will underline some positive results of its application
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia