In order to verify the factorial structures of the Torrance verbal and figural tests, two activities of each instrument were applied with 193 students from the 10th and 12th years of education in Portugal. We tried to demonstrate that the collinearity of the fluency and flexibility variables could create methodological artifacts that hinder the understanding of the internal structure underlying the test. The pr...
O FPSPI- Future Problem Solving Program International é um programa educativo, internacionalmente validado, visando o desenvolvimento de competências de resolução de problemas (em crianças, jovens e nos aplicadores do programa), tais como o pensamento criativo, pensamento crítico e analítico, comunicação oral e escrita, trabalho em equipa, gestão emocional e tomada de decisão. Paralelamente, promove no contexto...
Após serem tecidos alguns consensos acerca do que é, e não é, criatividade, serão identificados recursos essenciais para ela se manifestar. Criatividade mostrar-se-á então como uma simultaneidade de competências cognitivas, motivacionais, emocionais e sociais. Estando desenhados contornos do que se pode entender pelo conceito, importará questionar como tal conceito pode interessar à gestão de uma carreira pesso...
Criatividade é algo concetualmente complexo e de difícil definição. Porém, e começando este artigo pela problemática básica da definição de criatividade, a sua preocupação essencial é fazer emergir como o conceito tem evoluído e enriquecido na sua complexidade, tecido pelos contextos já de um século. São aqui expostas e refletidas as principais teorias explicativas de criatividade no caminho que foram fazendo a...
A avaliação da criatividade tem sido uma temática complexa e polémica; contudo, no contexto educativo, uma das suas fortes justificações deverá passar pela facilitação de intervenções para o desenvolvimento do potencial criativo diagnosticado. Esta preocupação com a indissociabilidade entre avaliação e intervenção face à criatividade aparece reforçada no contexto português. Por um lado, o interesse pela temátic...
Este artículo analiza las relaciones entre creatividad, inteligencia y rendimiento escolar. A una muestra de 69 alumnos de 6º año de escolaridad que asistían a un programa de enriquecimiento cognitivo se le aplicaron seis subtests del Test de Pensamiento Creativo de Torrance, siguiendo los criterios de adaptación de la versión brasileña (Wechsler, 2002), y la Escala de Inteligencia da Wechsler para Niños (WISC-...
A promoção da criatividade tem sido preocupação manifestada há décadas pelo contexto educativo e integra-se nas conceções recentes de sobredotação. Nem sempre, contudo, o investimento na pesquisa e na aplicação sistemática de programas de intervenção tem acompanhado tal preocupação. Um dos programas internacionalmente mais aplicados é o Future Problem Solving Program, treinando a resolução criativa de problemas...
O conceito de criatividade é complexo, havendo divergência entre os autores na sua conceptualização e avaliação. No entanto, há algum consenso de que um dos âmbitos da investigação diz respeito à análise de características da personalidade criativa. Enquanto outros aspectos da criatividade, nomeadamente enquanto processo e enquanto produto, têm sido avaliados, havendo instrumentos em português para esse efeito,...
The perceptions of teachers concerning creative teachers and pupils are an essential prerequisite for research concerning creativity, its assessment and promotion in the school context. The authors of this article administered a Likert scale to 576 teachers in Portuguese schools to explore what they think about the concepts of a creative pupil and a creative teacher, how they evaluate themselves as a creative p...
Após estabelecermos alguns elementos consensuais face à questão do que se pode entender por criatividade, essencialmente identificaremos desafios que tal conceito tem vindo a colocar. Emergirão assim a) desafios inerentes à ambiguidade de polémicas conceptuais com implicações práticas; b) desafios para a irradicação de mitos prejudiciais à promoção de criatividade no quotidiano; c) desafios para a gestão de ris...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |