Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Perceptions of barriers to personal creativity : validation of an inventory inv...

Morais, Maria de F??tima; Almeida, Leandro S.; Azevedo, Ivete; Alencar, Eunice; Fleith, Denise

The topic of creativity in higher education has been increasingly emphasized as support to the social and technological innovation. This study presents the adaptation and validation of the Inventory of Barriers to Personal Creativity (Alencar, 1999) for Portuguese college students. The sample was composed by 582 students from a public university in Northern Portugal, whose ages ranged from 18 to 59 (M=23.41; SD...


O future problem solving program internacional (FPSPI) como um possível instrum...

Azevedo, Ivete; Morais, Maria de Fátima; Cramond, Bonnie

O FPSPI- Future Problem Solving Program International é um programa educativo, internacionalmente validado, visando o desenvolvimento de competências de resolução de problemas (em crianças, jovens e nos aplicadores do programa), tais como o pensamento criativo, pensamento crítico e analítico, comunicação oral e escrita, trabalho em equipa, gestão emocional e tomada de decisão. Paralelamente, promove no contexto...


Avaliação da criatividade como condição para o seu desenvolvimento : um estudo ...

Azevedo, Ivete; Morais, Maria de Fátima

A avaliação da criatividade tem sido uma temática complexa e polémica; contudo, no contexto educativo, uma das suas fortes justificações deverá passar pela facilitação de intervenções para o desenvolvimento do potencial criativo diagnosticado. Esta preocupação com a indissociabilidade entre avaliação e intervenção face à criatividade aparece reforçada no contexto português. Por um lado, o interesse pela temátic...


A aplicação do Future Problem Solving Program International em adolescentes : u...

Azevedo, Ivete; Morais, Maria de Fátima; Jesus, Saul; Ribeiro, Iolanda da Silva; Brandão, Sara

A promoção da criatividade tem sido preocupação manifestada há décadas pelo contexto educativo e integra-se nas conceções recentes de sobredotação. Nem sempre, contudo, o investimento na pesquisa e na aplicação sistemática de programas de intervenção tem acompanhado tal preocupação. Um dos programas internacionalmente mais aplicados é o Future Problem Solving Program, treinando a resolução criativa de problemas...


What is a creative teacher and what is a creative pupil? perceptions of teachers

Morais, Maria de Fátima; Azevedo, Ivete

The perceptions of teachers concerning creative teachers and pupils are an essential prerequisite for research concerning creativity, its assessment and promotion in the school context. The authors of this article administered a Likert scale to 576 teachers in Portuguese schools to explore what they think about the concepts of a creative pupil and a creative teacher, how they evaluate themselves as a creative p...



6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia