Detalhes do Documento

Bullying escolar : descrição de um projeto de intervenção

Autor(es): Farenzena, Rosana cv logo 1 ; Costa, Paulo Jorge Freitas da Silva e cv logo 2 ; Pereira, Vânia cv logo 3 ; Pereira, Beatriz Oliveira cv logo 4

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/19863

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Bullying escolar; Diagnóstico; Intervenção; Prevenção; Redução


Descrição
A complexidade do fenômeno denominado como bullying escolar, demanda esforços coletivos de investigação e de intervenção. Diante do desafio de um trabalho em rede, frente a problemática, que articule funções e competências das instituições acadêmicas e escolares, bem como da gestão pública municipal, há que se objetivar patamares de compreensão distanciados dos estereótipos midiáticos e do senso comum. O caráter contextual e multifatorial do bullying determina a inadequação de quaisquer generalizações, assim como de ações isoladas. Para superar a lógica do trabalho fragmentado e inócuo, foi estabelecida uma parceria entre a autarquia do Concelho de Vila Nova de Famalicão e a Universidade do Minho. Diagnosticar em profundidade as relações entre pares nas escolas de dois agrupamentos aderentes ao Programa Teipe; assegurá-las como lócus da formação docente contínua, estreitar laços com as famílias, a partir da clarificação e complementaridade de funções educacionais e, fomentar o desenvolvimento autônomo de programas de educação para o convívio social, é em síntese a base deste projeto.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia