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Resolução de conflitos em linha : uma aplicação ao direito de consumo

Autor(es): Barbieri, Diovana cv logo 1 ; Carneiro, Davide cv logo 2 ; Andrade, Francisco Carneiro Pacheco cv logo 3 ; Novais, Paulo cv logo 4

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/19392

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Resolução alternativa conflitos; Resolução conflitos em linha; ADR; ODR; BATNA; WATNA; Agentes de software; Raciocínio baseado em casos; Direito consumo


Descrição
A crescente utilização da contratação electrónica força-nos a equacionar a mudança da resolução de litígios para os ambientes electrónicos. Assim, o elemento tecnológico há-de ser considerado realmente como uma “quarta parte”. Neste contexto, os agentes de software podem desempenhar um importante papel. Um ponto fundamental para a resolução de confl itos prende-se com a consideração da melhor alternativa (BATNA – Best Alternative to a Negotiated Agreement) e da pior alternativa (WATNA – Worst Alternative to a Negotiated Agreement) a um acordo extra-judicial. Os agentes de software podem-se tornar de extrema utilidade para o cálculo destas alternativas e para que a resolução dos confl itos possa na verdade ser encarada sob uma perspectiva de orientação pelo risco. Com tudo isto em mente, tentámos desenvolver o UMCourt – aqui apresentado com base numa aplicação concreta no domínio do direito do consumo.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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