Document details

TICE : factor de mudança na organização educativa? Um estudo de caso sobre a in...

Author(s): Romero, Zita cv logo 1 ; Silva, Bento Duarte da cv logo 2

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/18321

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Citação bibliográfica: Gonçalves, Zita & SILVA, Bento (2003). TICE – factor de mudança na organização educativa?: Um estudo de caso sobre a integração das TICE numa Escola Nónio. In Paulo Dias & Varela de Freitas (orgs.), Actas do III Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2003. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, pp. 427-434. (ISBN: 972-8746-13-X) Respondendo à necessidade de renovação e adaptação das escolas Portuguesas aos desafios da Sociedade de Informação e Conheciment o, tem-se vindo a assistir à constante e progressiva integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE) e na Escola através da execução de diversos programas e projectos. Um deles, o "Programa Nónio – Século XXI", emanado do ME, foi responsável pelos projectos criados em inúmeras escolas abrangendo desde o pré-escolar até ao nível secundário. Esta comunicação aborda os principais factores impulsionadores e os condicionantes da desejada integração das TICE, quer os adiantados pela literatura neste domínio, quer os encontrados numa investigação levada a cabo recentemente. A investigação efectuada teve como objectivo avaliar que mudanças educativas se tinham operado pela integração das TICE numa "escola Nónio" abrangida pelo Centro de Competência Nónio da Universidade do Minho. Recorrendo à metodologia de estudo de caso, acompanhámos e monitorámos o desenvolvimento do projecto em TICE, desta escola, durante os seus três anos de vida. Para tal utilizámos, sobretudo, uma diversidade de métod os e técnicas de investigação de natureza qualitativa (observação, diários, registos, entrevistas, consulta de relatórios escolares). A terminar, chamamos a atenção para o riquíssimo papel das TICE não só na aprendizagem como no processo a autonomização do aluno pelo facto de promover a formação de "comunidades colaborativas de aprendizagem".
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU