Autor(es):
Romero, Zita
; Silva, Bento Duarte da
Data: 2003
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/18321
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Citação bibliográfica: Gonçalves, Zita & SILVA, Bento (2003). TICE – factor de mudança na organização educativa?: Um estudo de caso sobre a integração das TICE numa Escola Nónio. In Paulo Dias & Varela de Freitas (orgs.), Actas do III Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2003. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, pp. 427-434. (ISBN: 972-8746-13-X) Respondendo à necessidade de renovação e adaptação das escolas Portuguesas aos desafios
da Sociedade de Informação e Conheciment o, tem-se vindo a assistir à constante e
progressiva integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE)
e na Escola através da execução de diversos programas e projectos. Um deles, o "Programa
Nónio – Século XXI", emanado do ME, foi responsável pelos projectos criados em
inúmeras escolas abrangendo desde o pré-escolar até ao nível secundário. Esta comunicação
aborda os principais factores impulsionadores e os condicionantes da desejada integração
das TICE, quer os adiantados pela literatura neste domínio, quer os encontrados numa
investigação levada a cabo recentemente. A investigação efectuada teve como objectivo
avaliar que mudanças educativas se tinham operado pela integração das TICE numa "escola
Nónio" abrangida pelo Centro de Competência Nónio da Universidade do Minho.
Recorrendo à metodologia de estudo de caso, acompanhámos e monitorámos o
desenvolvimento do projecto em TICE, desta escola, durante os seus três anos de vida. Para
tal utilizámos, sobretudo, uma diversidade de métod os e técnicas de investigação de
natureza qualitativa (observação, diários, registos, entrevistas, consulta de relatórios
escolares). A terminar, chamamos a atenção para o riquíssimo papel das TICE não só na
aprendizagem como no processo a autonomização do aluno pelo facto de promover a
formação de "comunidades colaborativas de aprendizagem".