Author(s):
Marques, Natália
; Silva, Bento Duarte da
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/18292
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
Citação bibliográfica: Marques, Natália & SILVA, Bento (2007). As potencialidades educativas dos jogos electrónicos: um estudo na área curricular de formação cívica. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, B. Duarte da Silva & Almeida, L. (Eds.). Actas do IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. Corunha: Universidade da Corunha, pp. 753-764. (ISSN 1138-1663) Com esta comunicação pretendemos analisar as potencialidades educativas dos jogos electrónicos, focalizando a
atenção na área curricular não disciplinar de Formação Cívica. Utilizámos o videojogo Sim City, um jogo de
simulação e estratégia, numa turma do ensino básico. Em várias sessões de trabalho, que descrevemos na
comunicação, pretendeu-se que o jogador (aluno) simulasse o cargo de Presidente de Câmara de uma cidade e
desse os primeiros passos no mundo do planeamento urbano, através da criação da metrópole dos seus sonhos,
estabelecendo relações de bem-estar com os cidadãos da cidade (Sims). Como técnicas de recolha de dados
utilizámos o inquérito, a observação directa e as grelhas de observação, de registo e de auto e hetero-avaliação.
Concluímos que a relação entre tecnologias, jogos electrónicos e currículo aponta para a percepção de uma nova
realidade, que incorpora a emergência de selecção de estratégias inovadoras, capazes de sustentar as bases
cognitivas e culturais dos jovens. Assim, importa questionar qual o lugar dos jogos electrónicos nos currículos
escolares e se poderão constituir uma aposta no caminho da inovação pedagógica, pela forma interactiva como
motivam e envolvem os alunos. Através deste estudo partilhamos algumas das experiências que podem ajudar a
fornecer algumas pistas para estas questões.