Este artigo integra-se na perspectiva do conceito de Edutainment, ao associar a educação e entretenimento através do uso dos videojogos no ensinoaprendizagem. Procuramos contribuir para o esclarecimento da relação do uso dos videojogos e rendimento escolar. A investigação decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010 numa escola básica, com alunos do 2º e 3º ciclos. Optamos pela metodologia de survey, visando aver...
Actualmente, os jogos encontram-se dispersos por diversas plataformas que os suportam, integrando-se progressivamente no quotidiano de milhões de crianças e jovens de todo o mundo. Uma grande maioria desta faixa etária gasta diariamente grande parte do seu tempo de lazer com jogos de computador ou disponíveis nas tecnologias móveis. Os jogos estão a invadir a escola, estando acessíveis através dos computadores ...
Os jogos online ganham cada vez mais adeptos no quotidiano dos jovens e adolescentes em todo o mundo. A expansão dos jogos com ligação à Internet e as tecnologias móveis abrem novos cenários interactivos de aprendizagem, suportados por um conceito em crescimento – edutainment. Multiplicam-se os jogos e os criadores de jogos na rede, que comunicam e interagem em comunidades virtuais. Com as ferramentas gratuitas...
Os jogos representam um universo cultural, onde os jovens geralmente procuram inspiração, orientação e prazer lúdico. Estas novas formas de aprendizagem cultural circulam por toda a parte, desde a simples consola de jogos até ao ilimitado espaço da Internet. Esta associação entre as dimensões lúdico e a aprendizagem, no que alguns autores denominam de edutainment, levanta um conjunto de pertinentes questões que...
Citação bibliográfica: Marques, Natália & SILVA, Bento (2007). Potencialidades pedagógicas dos jogos electrónicos - um estudo descritivo com o Sim City. In Paulo Dias, Cândido Varela de Freitas et. al. (orgs.). Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, Braga, p.658-667. (ISBN 978-972-8746-5...
Citação bibliográfica: Marques, Natália & SILVA, Bento (2007). As potencialidades educativas dos jogos electrónicos: um estudo na área curricular de formação cívica. In A. Barca, M. Peralbo, A. Porto, B. Duarte da Silva & Almeida, L. (Eds.). Actas do IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía. Corunha: Universidade da Corunha, pp. 753-764. (ISSN 1138-1663) ; Com esta comunicação pretendemos ...
Citação bibliográfica: Marques, Natália & SILVA, Bento (2006). As potencialidades educativas dos jogos de vídeo e de computador - uma experiência educativa com o sim city 4. In António Flávio Moreira, José Augusto Pacheco, Sílvia Cardoso & António Carlos Silva (orgs.), Actas do VII colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro), Universidade do Minho: Centro de Investigação em educação, pp....
Tese de dout., Biologia, Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais, Univ. do Algarve, 2003 ; No presente trabalho foi estudada a variabilidade genómica da região terminal 3´ do CTV com o objectivo de conhecer quais as regiões mais conservadas que podem ser usadas em transformação genética para obter resistência contra o vírus. A partir de um painel de isolados de diferentes origens geográficas e com diversa...
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