Autor(es):
Thives, Liseane
; Trichês, Glicério
; Pereira, Paulo A. A.
; Pais, Jorge C.
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/17445
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Fadiga; Módulo dinâmico; Temperatura; Fatigue; Dynamic modulus; Temperature
Descrição
O comportamento das misturas asfálticas é dependente da temperatura e das condições do carregamento aplicado e para
caracterizar a sua rigidez (ou módulo dinâmico) e resistência à fadiga é necessário a execução de ensaios que abranjam
o controle de temperaturas e de frequências. No geral, o módulo dinâmico e o seu respectivo ângulo de fase são
determinados em diferentes temperaturas e frequência de carregamento possibilitando a modelação da sua curva mestra.
Entretanto, o desempenho a fadiga é geralmente caracterizado a partir de uma única temperatura e frequência de
carregamento, sendo os modelos de fadiga estabelecidos, na sua forma mais simples, em função unicamente da
deformação específica de tração inicial. Por outro lado, há uma tendência a nível mundial, e também no Brasil, de se
considerar no dimensionamento racional de um pavimento o somatório dos danos individuais de cada eixo na análise da
ruptura por fadiga, ao invés da atual transformação do tráfego em um número de solicitações equivalentes de operações
do eixo padrão de 8,2 tf. Este enfoque, permite levar em conta no dimensionamento a influência do clima e da
pluviosidade da região de implantação da rodovia no comportamento dos materiais. Para isto, é necessário, entre outros,
que as curvas de fadiga das misturas asfálticas sejam expressas também como uma função da temperatura. Este trabalho
apresenta um estudo comparativo entre misturas com asfalto-borracha e com ligante convencional, através de suas
curvas de fadiga determinadas a partir do ensaio de flexão alternada em quatro pontos, levando em conta a variação dos
módulos dinâmicos em função da temperatura. Os resultados mostraram que as misturas com asfalto-borracha
apresentaram um desempenho à fadiga muito superior à mistura convencional. The behavior of asphalt mixtures dependents on the temperature and the load applied conditions. In order to
characterize the asphalt mixture rigidity (or dynamic modulus) and the fatigue resistance is necessary carrying out some
tests that include the temperatures and the frequencies control. In general, the dynamic modulus and the respective
phase angle are determined from different temperatures and load frequency, making possible to establish the master
curve. However, the fatigue performance is usually characterized starting from a single temperature and load
frequency, being the models of fatigue established, in their simpler form, only in function of the initial traction specific
deformation. On the other hand, there is a world tendency, and also in Brazil, to consider in the pavement design, the
sum of the individual damages of each axis in the analysis of the fatigue rupture, instead of the current transformation of
the traffic in a number of equivalent requests of operations of the standard axis of 8,2 tf. This focus, allows to take into
account into the pavement design, the influence of the climate and the rainfall in the area of highway implantation, and
besides, the materials behavior. For this, is necessary, among others, that the fatigue curves of the asphalt mixtures must
be expressed as a temperature function. This work presents a comparative study between asphalt-rubber and the
conventional mixtures, through their curves of fatigue determined s from the alternated flexural four point bending test,
taking into account the variation of the dynamic modulus in function of the temperature. The results showed that
asphalt-rubber mixtures presented an a very superior fatigue performance in relation to conventional one.