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Estudo do efeito do tipo de pneu na geração de ruído rodoviário

Author(s): Freitas, Elisabete F. cv logo 1 ; Santos, Adriana cv logo 2 ; Santos, Luís Picado cv logo 3

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17202

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Ruído; Pneu; Camadas de desgaste


Description
Este artigo tem por objectivo o estudo da geração do ruído resultante da interacção da superfície de dois tipos de pneus com dois tipos de pavimentos rodoviários, sendo composto por duas partes. Na primeira parte apresenta-se o estado da arte relativamente à influência das características dos pneus no ruído e na segunda um caso de estudo. O estudo decorreu em duas secções de pavimento consecutivas, com camadas de desgaste em betão betuminoso drenante e em betão betuminoso denso. Os ensaios foram realizados pelo Método de ensaio dos níveis das emissões sonoras de pneu em estrada – Ensaio com motor desligado, tendo sido efectuadas 64 passagens a velocidades compreendidas entre 70 km/h e 90 km/h com dois veículos equipados com pneus diferentes. Para as condições do estudo, pode concluir-se que a variação do nível de ruído resultante do tipo de pneu reduz à medida que a velocidade aumenta e que a escultura do pneu influenciou os mecanismos geradores de ruído, provocando uma diferença de 1 dB (A) no nível de ruído.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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