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Educação em Angola e (des)igualdades de género : quando a tradição cultural é f...

Autor(es): Silva, Eugénio Alves da cv logo 1 ; Carvalho, Maria João de cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/16492

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
A educação em Angola tem revelado nos últimos 5 anos progressos quantitativos e qualitativos, traduzidos no incremento das matrículas e da frequência escolar no ensino primário e na qualificação dos professores. Nesta base, tem-se materializado a bom nível o 2º Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (alcançar o ensino primário universal) mas tem sido problemática a realização do Objectivo nº 3 respeitante à promoção da igualdade de género na educação. Entre os factores explicativos das desigualdades contam-se: a estrutura da rede escolar deficitária no meio rural, a pobreza das famílias; e as tradições culturais (ritos de iniciação) que, em conjugação, impedem a permanência das raparigas na escola, conduzem ao abandono precoce, ao que se segue o casamento e a maternidade. A comunicação visa abordar as características, problemas, medidas e desafios das políticas educativas e do sistema educativo angolano para garantir a igualdade de género no acesso e frequência à escola para que se assegure a fruição da condição de cidadania das mulheres rurais sobre quem mais recaem os efeitos da pobreza e da tradição cultural que as desvaloriza socialmente.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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