Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A modalidade de escolha do diretor na escola pública portuguesa

Carvalho, Maria João de

Considerando o protagonismo que a figura do diretor de escola adquiriu, quisemos conhecer as representações que os professores da escola pública portuguesa têm relativamente à modalidade de escolha do diretor para concluirmos se ela se constitui, ou não, como um instrumento ao serviço da escola democrática. Para tal, problematizamos a ideia de participação enquanto capacidade decisória por parte dos atores educ...


A Administração Escolar : racionalidade ou racionalidades?

Carvalho, Maria João de

Os pressupostos a que se encontra vinculada a administração escolar, a mesma adoptada pela administração empresarial, constitui-se como factor decisivo para a situação de crise de racionalidade, de motivação e de legitimidade em que aquela se encontra. A produtividade e a eficiência, pressupostos que a racionalidade instrumental integra, não tem permitido que os actores educativos se constituam enquanto sujeito...


Educação em Angola e (des)igualdades de género : quando a tradição cultural é f...

Silva, Eugénio Alves da; Carvalho, Maria João de

A educação em Angola tem revelado nos últimos 5 anos progressos quantitativos e qualitativos, traduzidos no incremento das matrículas e da frequência escolar no ensino primário e na qualificação dos professores. Nesta base, tem-se materializado a bom nível o 2º Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (alcançar o ensino primário universal) mas tem sido problemática a realização do Objectivo nº 3 respeitante à pr...


Educação em Angola e (des) igualdades de género : quando a tradição cultural é ...

Silva, Eugénio Alves da; Carvalho, Maria João de

A educação em Angola tem revelado nos últimos 5 anos progressos quantitativos e qualitativos, traduzidos no incremento das matrículas e da frequência escolar do ensino primário e na qualificação dos professores. Nesta base, tem-se materializado a bom nível o 2.º Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (alcançar o ensino primário universal) mas tem sido problemática a realização do Objectivo n.º3 respeitante à p...


Humanização pela decisão

Silva, Eugénio Alves da; Carvalho, Maria João de

Só pela recuperação do sentido da liderança e da liberdade, profícuas à promoção de uma organização democrática que inclua todos os actores educativos e de uma forma comprometida na acção de organizar, e pela exigência da sua indispensável participação indagadora e reflectida, de acordo com Freire, estaremos em condições de humanização. A ordem é reinventar a própria escola como organização a aprtir da criticid...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor



Data



Tipo de Documento



Recurso



Assunto











    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia