Document details

Ler melhor para ler mais

Author(s): Ribeiro, Iolanda da Silva cv logo 1 ; Viana, Fernanda Leopoldina cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/16478

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Compreensão leitora; Estratégias; Metacompreensão; Aprender a compreender


Description
Compreender o que se lê é determinante para o sucesso escolar e pessoal de cada pessoa. Apesar do investimento na promoção da leitura que, nos últimos anos tem sido feito em Portugal (ex: PNL, RBE, PNEP, Casa da Leitura), persiste um elevado número de alunos com dificuldades em compreender o que lê. Estas dificuldades têm implicações não só ao nível da generalidade das aprendizagens que os alunos devem efetuar ao longo do seu percurso escolar como podem estar, igualmente, a limitar a motivação para a leitura. Encontramos aqui um ciclo complexo de causalidade entre compreensão e leitura: quem lê mais lê melhor e quem lê melhor lê mais. Neste sentido é necessário empreender acções que contribuam para elevar o nível de compreensão leitora dos alunos. Nesta comunicação apresentam-se as linhas mestras dos programas “Aprender a compreender torna mais fácil o saber” e “Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer”, destinados, respectivamente, a alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Baseados nos modelos teóricos sobre compreensão e na abordagem vygotskiana da aprendizagem, apresentam como objectivos principais o desenvolvimento das competências de compreensão leitora, de estratégias de leitura e de metacompreensão.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU