Author(s):
Franco, Amanda Helena Rodrigues
; Dias, Anelise Silva
; Almeida, Leandro S.
; Joly, Cristina
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/16416
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Pensamento crítico; Competências de estudo; Ensino Superior; Avaliação
Description
O pensamento crítico é conceptualizado como uma forma de raciocínio de
complexidade superior articulando conhecimento, experiência e
competências intelectuais. É apresentado como relevante em circunstâncias
quotidianas de resolução de problemas e um recurso valioso nas situações
de aprendizagem escolar, particularmente no Ensino Superior. Nesta
comunicação será apresentado o processo de tradução, adaptação e estudo
exploratório de uma escala de auto-avaliação do uso do pensamento crítico
em situações do quotidiano, levando-se a cabo uma análise qualitativa das
características da escala, nomeadamente quanto à compreensão e relevância
dos itens. Para o estudo quantitativo exploratório das características
psicométricas, procedeu-se à aplicação da escala a uma amostra de alunos
da área das Humanidades e das Ciências da Universidade do Minho e de
Coimbra, procurando-se uma correlação dos resultados recolhidos com os
obtidos mediante a aplicação da Escala de Competências de Estudo (ECE),
que avalia o processo auto-regulado de estudo do aluno universitário. Com
base nestes dados, pretende-se tecer implicações envolvendo as
competências de estudo exibidas pelos alunos e as características do seu
pensamento, considerando-se, adicionalmente, possíveis diferenças em
função da área, curso, idade e género dos sujeitos.