Document details

Competências de estudo e pensamento crítico : suas interacções

Author(s): Franco, Amanda Helena Rodrigues cv logo 1 ; Dias, Anelise Silva cv logo 2 ; Almeida, Leandro S. cv logo 3 ; Joly, Cristina cv logo 4

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/16416

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Pensamento crítico; Competências de estudo; Ensino Superior; Avaliação


Description
O pensamento crítico é conceptualizado como uma forma de raciocínio de complexidade superior articulando conhecimento, experiência e competências intelectuais. É apresentado como relevante em circunstâncias quotidianas de resolução de problemas e um recurso valioso nas situações de aprendizagem escolar, particularmente no Ensino Superior. Nesta comunicação será apresentado o processo de tradução, adaptação e estudo exploratório de uma escala de auto-avaliação do uso do pensamento crítico em situações do quotidiano, levando-se a cabo uma análise qualitativa das características da escala, nomeadamente quanto à compreensão e relevância dos itens. Para o estudo quantitativo exploratório das características psicométricas, procedeu-se à aplicação da escala a uma amostra de alunos da área das Humanidades e das Ciências da Universidade do Minho e de Coimbra, procurando-se uma correlação dos resultados recolhidos com os obtidos mediante a aplicação da Escala de Competências de Estudo (ECE), que avalia o processo auto-regulado de estudo do aluno universitário. Com base nestes dados, pretende-se tecer implicações envolvendo as competências de estudo exibidas pelos alunos e as características do seu pensamento, considerando-se, adicionalmente, possíveis diferenças em função da área, curso, idade e género dos sujeitos.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU