Autor(es):
Fontes, Liseane P. T. L.
; Trichês, Glicério
; Pereira, Paulo A. A.
; Pais, Jorge C.
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/16379
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Propagação de trincas; Asfalto-borracha; Vida de fadiga
Descrição
A restauração de pavimentos flexíveis trincados através da execução de uma camada de reforço ou da fresagem parcial
do revestimento existente e a colocação de uma camada asfáltica convencional são soluções frequentemente adotadas
pelos órgãos rodoviários brasileiros. No entanto, tal prática tem mostrado que nem sempre o objetivo proposto é
alcançado, uma vez que a camada executada não atinge a vida de projeto prevista devido ao aparecimento prematuro de
trincas que têm como origem a propagação das trincas existentes no revestimento antigo. Assim, em pavimentos em que
o trincamento predominantemente ocorre de baixo para cima, com a fresagem parcial do revestimento a patologia não é
de todo eliminada. Desta forma, ao se executar uma camada de revestimento novo sobre esta superfície, as trincas
existentes se comportam como pontas de uma trinca. A elevada concentração de tensões na extremidade das trincas
existentes, provocadas pelos movimentos dos seus bordos, é resultante das seguintes ações: (i) tráfego, (ii) variações de
temperatura; (iii) variações de umidade no subleito; (iv) qualidade de construção. Para mitigar o problema da
propagação de trincas, várias soluções têm sido pesquisadas em diversos países. Dentre elas, misturas asfálticas
modificadas com asfalto-borracha têm sido desenvolvidas com o objetivo de inibir a propagação de trincas, além de
retardar o aparecimento de patologias como o trincamento por fadiga e o afundamento, comumente encontradas em
rodovias brasileiras. No presente trabalho apresenta-se uma simulação numérica utilizando um modelo de propagação
de trincas, através de técnica de elementos finitos, para avaliar o dano provocado em uma camada de reforço de um
pavimento devido à ação do tráfego e das variações de temperatura. O modelo determina os níveis de extensão
desviatória de Von Misses a que uma camada de reforço fica submetida quando assente sobre uma superfície trincada e,
utilizando-se as leis de fadiga das misturas pesquisadas, obtidas no ensaio de fadiga por flexão alternada em 4 pontos,
avalia-se a vida de fadiga desta camada em termos de seu trincamento. Os resultados mostraram que as misturas com
asfalto-borracha prolongam consideravelmente a vida da camada de reforço, em termos de propagação de trincas, em
relação a uma mistura convencional.