Author(s):
Romero, Zita
; Silva, Bento Duarte da
Date: 2001
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/16260
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Description
A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação e na Escola tem sido levada a efeito através da execução de vários programas e projectos. No caso Português, o Programa Nónio - Século XXI constitui hoje em dia uma das principais iniciativas lançadas pelo Ministério da Educação, pretendendo responder à necessidade de adaptar as escolas às novas exigências colocadas pela sociedade da informação. As escolas candidatam-se apresentando projectos de aplicação das TIC, os quais são devidamente acompanhados por Centros de Competência do Programa Nónio.
No desenvolvimento de um projecto, a avaliação constitui um dos momentos chave. Considerando-se que se trata do processo pelo qual se delimitam, obtêm e fornecem informações úteis que permitem julgar sobre decisões possíveis, a avaliação deve ser posta ao serviço de uma melhor gestão da acção.
Esta comunicação trata da concepção de um questionário para avaliar a integração das TIC na Escola. Tendo por base o instrumento “Indicadores de Qualidade do Uso das TIC em Educação” elaborado pela NAACE (National Association of Advisers for Computers in Education), construímos e validámos para a realidade portuguesa um questionário, especialmente aconselhado para recolha de dados junto de populações e amostras alargadas, permitindo obter informação sobre os padrões de competência, as condições de ensino e a administração das TIC.