Detalhes do Documento

O Squeak no processo educativo de alunos com dificuldades de aprendizagem espec...

Autor(es): Faria, Eliana cv logo 1 ; Osório, António José cv logo 2 ; Martins, Ana Paula Loução cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15981

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Dificuldades de aprendizagem específicas; Leitura; Squeak; Tecnologias da Informação e Comunicação


Descrição
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) são parte incontornável do quotidiano, estando presentes no processo educativo e inspirando interessantes debates sobre o seu impacto nas nossas vidas. A diversidade de tecnologias emergentes, como referem Dias e Osório (2009) "vêm proporcionando ambientes imersivos, caracterizados pela sua interactividade, facilitadores de cooperação, promotores de colaboração, proporcionando comunidades a que todos podemos pertencer". Estes ambientes e estas possibilidades podem também abranger alunos com dificuldades de aprendizagem específicas (DAE). Neste contexto, enquanto proposta de utilização dos computadores, onde o aluno tem oportunidade de construir o seu próprio conhecimento (Silva, 2009), surge o Squeak, como interessante campo de pesquisa educacional. Esta investigação, ainda que em fase inicial, procura estudar o desenvolvimento de competências de leitura em alunos com DAE, no ambiente de programação Squeak
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia