Detalhes do Documento

Taxonomia de podcasts : da criação à utilização em contexto educativo

Autor(es): Carvalho, Ana Amélia Amorim cv logo 1 ; Aguiar, Cristina cv logo 2 ; Maciel, Romana cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15964

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Podcasts; Taxonomia; Ensino superior; Blended-learning; Taxonomy; Higher education


Descrição
Este artigo apresenta a taxonomia de podcasts desenvolvida no âmbito do projecto "Implicações pedagógicas da utilização de podcasts em blended-learning". Os estudos, realizados na Universidade do Minho ao longo de três semestres, envolveram 6 docentes e 479 alunos. Os podcasts mais usados são os informativos, que permitem diversas finalidades e foram produzidos pela maior parte dos autores participantes no estudo, independentemente da área científica e grau de formação. O formato áudio e uma duração curta foram predominantes nos episódios criados. A taxonomia proposta e usada abarca todas as dimensões/categorias julgadas pertinentes neste tipo de classificação e parece ser aplicável a outros estudos, dada a sua simplicidade e facilidade de utilização. This article presents a taxonomy of podcasts developed under the project "Pedagogical implications of podcasts in blendedlearning". The studies, conducted at the University of Minho during three semesters, involved 6 teachers and 479 students. The most used podcasts, Informative, are suitable for a variety of purposes and can be produced by any author, regardless of the scientific background. The audio format and a short length were predominant in the episodes. The taxonomy proposed and used covers all dimensions/categories appropriated for this type of classification. Given its simplicity and ease of use, this taxonomy seems also useful for other studies
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia