Author(s):
Mendes, Vanessa
; Osório, António José
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/15953
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Plano tecnológico da educação; Cloud computing
Description
Pretende-se com este projecto estudar aprofundadamente como se desenvolve a comunicação na escola, com especial atenção para a função que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham (ou podem desempenhar) no processo. Pretende-se caracterizar o sistema comunicacional educacional, com recurso às TIC, identificando os suportes e recursos utilizados durante o processo. Levando em atenção as possíveis implicações do Plano Tecnológico da Educação (PTE) no tecido educativo Português, parece pertinente não só a identificação de possíveis obstáculos que ocorram no referido sistema com a indicação de possíveis melhorias como, também, propor formas que possam facilitar o processo de comunicação educacional. Pretende-se, ainda, testar e estudar com pormenor a influência de tecnologias emergentes, designadamente aplicações cloud computing, na escola e na respectiva comunidade educativa que possam impulsionar novos rumos na utilização educativa das TIC. It is intended to study in detail how this project develops communication at school, with special attention to the role that Information and Communication Technologies (ICTs) play (or could play) in the process. It is intended to characterize the communication system of education, using ICT, identifying the supports and resources used during the process. Taking into account the possible implications of the Portuguese Technological Plan for Education, it seems pertinent: i) to identify possible obstacles that occur in that system with an indication of possible improvements; and ii) to propose possible ways that can facilitate the educational communication process. The aim is also to test and study in detail the influence of emerging technologies and cloud computing applications, in school and in their educational community that could drive new directions in educational use of ICT.