Detalhes do Documento

Aspectos de uma estratégia de implementação do programa de formação contínua em...

Autor(es): Silva, Nuno Miguel Pinto da cv logo 1 ; Fernandes, José António cv logo 2 ; Alves, Maria Palmira cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15926

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Programa de formação contínua em matemática; Conhecimento didáctico; Professores do 1º ciclo do ensino básico; Mathematics lifelong learning program (PFCM; Knowledge for teaching; Primary school teachers


Descrição
Nos últimos anos têm sido tomadas medidas, por parte dos responsáveis educativos, para minimizar o problema do insucesso escolar a Matemática, incluindose nessas medidas o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores do 1º ciclo do ensino básico. Este programa tem como meta principal a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos, apostando no questionamento das práticas e no aprofundamento do conhecimento matemático e didáctico dos formandos. Nesta comunicação, apresentamos parte de uma investigação centrada na avaliação da influência do PFCM no desenvolvimento e implementação do conhecimento didáctico, recorrendo a dados da observação das sessões conjuntas e de aulas de um grupo de 10 formandos. Em termos de resultados verificámos que os formandos reconheceram algumas das suas fragilidades, procurando formas de as ultrapassar, consciencializaram-se da necessidade e importância da reflexão na mudança das suas práticas, dispuseram de oportunidades para melhorar a sua prática lectiva e reconheceram que a frequência do PFCM teve uma influência positiva no desenvolvimento do seu conhecimento didáctico. In the recent years several actions have been taken by the educational authorities to minimize the problem of failure into mathematics. One of them is the mathematics lifelong learning program (PFCM) for the primary school teachers. The main goal of the program is to improve pupil’s mathematical learning focusing on questioning practices and deepening both the mathematical and pedagogical content knowledge of teachers. This paper presents part of a research focused on assessing the influence of the PFCM in the development and implementation of knowledge for teaching, using data from observation of joint sessions and from the classes of a group of 10 teachers. In terms of results we observed that teachers recognized some of their weaknesses, looking for ways to overcome them, were aware of the need and importance of reflection to change their practices, were given opportunities to improve their teaching and acknowledge that the attendance of the PFCM had a positive influence on the development of their knowledge for teaching.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia