Nos últimos anos têm sido tomadas medidas, por parte dos responsáveis educativos, para minimizar o problema do insucesso escolar a Matemática, incluindose nessas medidas o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores do 1º ciclo do ensino básico. Este programa tem como meta principal a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos, apostando no questionamento das práticas e no aprofun...
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Educação Matemática) ; O insucesso na disciplina de Matemática tem originado, nos últimos anos, da parte dos responsáveis educativos, a implementação de acções conducentes à minimização deste problema. De entre tais acções, salienta-se o Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico (PFCM). O PFCM...
Nesta comunicação relata-se parte de um estudo centrado na influência do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) no conhecimento didáctico do professor do 1.º ciclo do ensino básico. Participaram, nesta fase do estudo, dez formandos, pertencentes ao mesmo Agrupamento de escolas e que frequentaram o PFCM no ano lectivo de 2007/2008, numa mesma instituição do ensino superior. Os resultados indiciam que...
Desde há muito que os educadores e a sociedade em geral se preocupam com o insucesso na disciplina de Matemática. Esta preocupação tem originado, nos últimos anos, da parte dos responsáveis educativos, a implementação de acções conducentes à minimização deste problema. De entre tais acções, salienta-se o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores do 1º ciclo do ensino básico, que tem po...
Dissertação de mestrado em Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática. ; Tradicionalmente, a avaliação centrava-se fundamentalmente no professor, que exercia uma função de controlo com incidência no resultado das aprendizagens dos alunos. Porém, nos últimos tempos, este cenário começou a suscitar a preocupação dos agentes educativos, que reclamam práticas de avaliação cen...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |