Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Aspectos de uma estratégia de implementação do programa de formação contínua em...

Silva, Nuno Miguel Pinto da; Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira

Nos últimos anos têm sido tomadas medidas, por parte dos responsáveis educativos, para minimizar o problema do insucesso escolar a Matemática, incluindose nessas medidas o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores do 1º ciclo do ensino básico. Este programa tem como meta principal a melhoria das aprendizagens matemáticas dos alunos, apostando no questionamento das práticas e no aprofun...


Avaliação do impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para profes...

Silva, Nuno Miguel Pinto da

Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Educação Matemática) ; O insucesso na disciplina de Matemática tem originado, nos últimos anos, da parte dos responsáveis educativos, a implementação de acções conducentes à minimização deste problema. De entre tais acções, salienta-se o Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico (PFCM). O PFCM...


Influência de um programa de formação contínua em Matemática no conhecimento di...

Silva, Nuno Miguel Pinto da; Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira

Nesta comunicação relata-se parte de um estudo centrado na influência do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) no conhecimento didáctico do professor do 1.º ciclo do ensino básico. Participaram, nesta fase do estudo, dez formandos, pertencentes ao mesmo Agrupamento de escolas e que frequentaram o PFCM no ano lectivo de 2007/2008, numa mesma instituição do ensino superior. Os resultados indiciam que...


Influência do programa de formação contínua em matemática nas práticas lectivas...

Silva, Nuno Miguel Pinto da; Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira

Desde há muito que os educadores e a sociedade em geral se preocupam com o insucesso na disciplina de Matemática. Esta preocupação tem originado, nos últimos anos, da parte dos responsáveis educativos, a implementação de acções conducentes à minimização deste problema. De entre tais acções, salienta-se o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores do 1º ciclo do ensino básico, que tem po...


Perspectivas de avaliação na disciplina de matemática, de alunos do 2º e do 3º ...

Silva, Nuno Miguel Pinto da

Dissertação de mestrado em Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática. ; Tradicionalmente, a avaliação centrava-se fundamentalmente no professor, que exercia uma função de controlo com incidência no resultado das aprendizagens dos alunos. Porém, nos últimos tempos, este cenário começou a suscitar a preocupação dos agentes educativos, que reclamam práticas de avaliação cen...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor




Data




Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia