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Construção de eportefólios reflexivos no reconhecimento, validação e certificaç...

Autor(es): Dias, Carla Manuela Navio cv logo 1 ; Oliveira, Lia Raquel cv logo 2 ; Alves, Maria Palmira cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15866

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Eportefólio; Educação; Adultos


Descrição
Na sequência de um estudo (Dias, 2007), procedemos à instalação e divulgação da plataforma de e-portefólio (Elgg) para alunos e professores da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (ESPBS). Seguidamente, observou-se o uso que dela foi feito, em situação não obrigatória, durante 4 meses (Novembro de 2006 a Fevereiro de 2007) e retiraram-se as conclusões que serviram de alavanca à construção e utilização de e-portefólios na ESPBS. Posteriormente, no âmbito do doutoramento, desenhámos um estudo para dinamização da plataforma, em contexto de Educação e Formação de Adultos, cujos objectivos são: compreender e descrever de que modo a utilização do e-portefólio pode contribuir, enquanto tecnologia e estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação para a construção dos portefólios reflexivos usados para a validação de competências, nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (CEFA); e desenvolver o nível de literacia informática, quer dos formadores, quer dos formandos, promovendo uma cultura tecnológica crítica. Utilizando uma metodologia qualitativa, realizámos, numa 1ª fase, entrevistas semiestruturadas para um levantamento prévio das experiências desenvolvidas por formadores CEFA com os formandos, na construção do portefólio reflexivo de aprendizagens (PRA). Numa 2ª e 3ª fases, realizámos uma acção de formação contínua para divulgação da plataforma Elgg junto dos formadores da ESPBS e, em estratégia conjunta com estes, promoveu-se a utilização da plataforma Elgg com os formandos na construção do e-portefólio reflexivo de aprendizagem. Nesta comunicação, analisamos o significado do PRA para os entrevistados, o processo de negociação estabelecido entre formador e formando na sua organização e descrevemos o processo de divulgação da plataforma Elgg aos formandos e formadores dos CEFA . As conclusões remetem para um conceito de portefólio como um dossiê onde se acrescentam e arquivam trabalhos. A divulgação da Elgg permitiu perceber que o trabalho em equipa é essencial na construção de eportefólios.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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