Autor(es):
Dias, Carla Manuela Navio
; Oliveira, Lia Raquel
; Alves, Maria Palmira
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15866
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Eportefólio; Educação; Adultos
Descrição
Na sequência de um estudo (Dias, 2007), procedemos à instalação e
divulgação da plataforma de e-portefólio (Elgg) para alunos e professores da Escola
Secundária Padre Benjamim Salgado (ESPBS). Seguidamente, observou-se o uso que
dela foi feito, em situação não obrigatória, durante 4 meses (Novembro de 2006 a
Fevereiro de 2007) e retiraram-se as conclusões que serviram de alavanca à
construção e utilização de e-portefólios na ESPBS.
Posteriormente, no âmbito do doutoramento, desenhámos um estudo para
dinamização da plataforma, em contexto de Educação e Formação de Adultos, cujos
objectivos são: compreender e descrever de que modo a utilização do e-portefólio
pode contribuir, enquanto tecnologia e estratégia de ensino-aprendizagem e de
avaliação para a construção dos portefólios reflexivos usados para a validação de
competências, nos Cursos de Educação e Formação de Adultos (CEFA); e desenvolver
o nível de literacia informática, quer dos formadores, quer dos formandos,
promovendo uma cultura tecnológica crítica.
Utilizando uma metodologia qualitativa, realizámos, numa 1ª fase, entrevistas semiestruturadas
para um levantamento prévio das experiências desenvolvidas por
formadores CEFA com os formandos, na construção do portefólio reflexivo de
aprendizagens (PRA). Numa 2ª e 3ª fases, realizámos uma acção de formação
contínua para divulgação da plataforma Elgg junto dos formadores da ESPBS e, em
estratégia conjunta com estes, promoveu-se a utilização da plataforma Elgg com os
formandos na construção do e-portefólio reflexivo de aprendizagem.
Nesta comunicação, analisamos o significado do PRA para os entrevistados, o
processo de negociação estabelecido entre formador e formando na sua
organização e descrevemos o processo de divulgação da plataforma Elgg aos
formandos e formadores dos CEFA . As conclusões remetem para um conceito de
portefólio como um dossiê onde se acrescentam e arquivam trabalhos. A divulgação
da Elgg permitiu perceber que o trabalho em equipa é essencial na construção de eportefólios.